James Brown lança single “Papa’s Got a Brand New Bag”

Há 50 anos… dia 2 de junho de 1965.

James Brown lança single “Papa's Got a Brand New Bag”

“This is a hit!”, exclamou, pouco antes de a gravação começar.

Isso é um hit, sim, senhor!

“Papa’s Got a Brand New Bag” foi o primeiro sucesso do futuro “Godfather do Soul”, Mr. James Joseph Brown. Com a música, ele chegou ao top10 do Billboard Hot 100, atingindo o #8 da parada, e ainda ficou oito semanas no primeiro lugar da lista de R&B. De quebra, James Brown faturou o primeiro Grammy da carreira, na categoria Melhor Gravação de R&B.

A versão original foi lançada em single há exatos 50 anos. No lado A, a primeira parte, com 1min55s. No B, a parte II, com mais 2min12s. A versão completa, de quase 7 minutos e que contém a profética sentença que abre o post, é ainda melhor do que a que foi lançada (ouça no final). Ao menos na opinião deste escriba…

“Papa’s Got a Brand New Bag” é uma evolução clara e nítida do que Brown tinha gravado nos primeiros anos, como “Out of Sight” ou “I’ve Got Money”. Na verdade, é um marco. Um marco primitivo do funk.

“Quem poderia saber em 1965 que o single de dois minutos de James Brown, “Papa’s Got a Brand New Bag”, seria o início de uma revolução musical”, questiona Ed Hogan, no texto do allmusic.com sobre o single.

Um som inventivo, suingado, de tempo distinto do que se produzia à época (até do que ele próprio já produzira), metais marcantes e um riff de guitarra característico. Enfim, um divisor de águas.

James Brown confirmaria a ascensão no cenário da música com aquele que se tornaria seu maior sucesso, “I Got You (I Feel Good)”, lançado em outubro daquele mesmo ano.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Papa’s Got a Brand New Bag”, a original: 

Versão completa e mais lenta:

Fontes:

Wikipedia

songfacts.com

allmusic.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s