Autódromo de Interlagos é inaugurado em São Paulo

Há 75 anos… dia 12 de maio de 1940.

Autódromo de Interlagos é inaugurado em São Paulo

O Estado de S. Paulo, 10 de maio de 1940: “Vão ser realisadas esta tarde, em Interlagos, as eliminatorias para as provas de motocyclismo e de automobilismo com que será inaugurado o Autodromo”.

Três dias depois, o hoje circuito José Carlos Pace foi oficialmente aberto. Com a presença de 15 mil pessoas, duas provas foram disputadas, como mencionava a manchete do Estadão.

Primeiro, às 13h, as motos largaram para uma disputa de 12 voltas completas na pista de terra batida, perfazendo 96 km. Às 14h30, foi a vez dos carros roncarem os motores para 25 voltas, em um total de 200 km percorridos.

Nascia, assim, o Autódromo de Interlagos.

Um sonho que tinha começado no meio da década de 1920, quando o engenheiro britânico Louis Romero Sanson, dono da empresa de construção Auto-Estradas, bolou projeto para construir um resort entre as represas de Guarapiranga e Billings, na Zona Sul de São Paulo.

O urbanista francês Alfred Agache, que havia participado de um plano de remodelação no Rio de Janeiro, entrou na parada pouco depois. Agache viu semelhança da região com a de Interlaken, na Suíça. Pronto: o local estava batizado antes mesmo do nascimento.

O projeto do resort para as elites de São Paulo, acostumadas a habitarem o centro da cidade, porém, não vingou. A Crise de 1929 e a Revolução de 1932 interromperam o empreendimento de Sanson e Agache.

Uma década depois, em meados dos anos 1930, o plano renasceu, com outra cara, outra finalidade. Atraído pelo sucesso das corridas de automóveis no Brasil, Sanson, em parceria com o Automóvel Clube do Brasil, resolveu projetar um circuito em Interlagos. As inspirações foram as pistas de Indianópolis (EUA), Brooklands (Inglaterra) e Monthony (França).

Quase três anos depois, ainda com a pista em obras, um grupo de pilotos capitaneado por Manoel de Teffé, um dos precursores do automobilismo no Brasil, testou o circuito, inaugurado no ano seguinte.

Em 1967, o Autódromo de Interlagos seria fechado para reformas e reaberto após três anos.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Filme com imagens da inauguração de Interlagos:

Fontes:

Acervo Estadão

Wikipédia

autodromodeinterlagos.com.br

g1.globo.com

flaviogomes.grandepremio.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s