The Who grava o primeiro álbum ao vivo

Há 45 anos… dia 14 de fevereiro de 1970.

The Who grava o primeiro álbum ao vivo

The Who – Live at Leeds é o primeiro álbum ao vivo lançado pelo grupo britânico, o único que chegou às lojas enquanto eles ainda estavam em atividade, com a clássica formação: Roger Daltrey, Pete Townshend, John Entwistle e Keith Moon.

Nos palcos, o ano de 1969 tinha sido dominado pela execução de Tommy, o álbum conceitual de ópera-rock lançado em maio. Primeiro, enquanto ainda estavam em estúdio, em universidades e clubes na Grã-Bretanha.

Após o lançamento e sucesso do disco, fizeram apresentações no Royal Albert Hall, em Londres, no Festival da Ilha de Wight, passaram pelos Estados Unidos, incluindo Woodstock, e, já em dezembro, iniciaram apresentações em teatros e casas de ópera, o que se seguiu no começo de 1970.

A turnê alçou o The Who a melhor banda de rock ao vivo, tanto para crítica quanto para público. Na volta para a Inglaterra, pensaram: “Por que não lançar um álbum ao vivo com o material de 1969?”.

Pete Townshend pegou os registros para ouvir, selecionar e montar um grande disco. Depois de escutar minuciosamente o material, instruiu ao engenheiro de som Bob Pridden: “Queima tudo!”. E assim se fez, como confirmaria o próprio Townshend, no futuro.

Então, dois shows foram imediatamente agendados com um único objetivo: registrar tudo, filtrar o melhor e, finalmente, lançar um álbum ao vivo. A primeira apresentação seria na Universidade de Leeds, ao norte da Inglaterra, a segunda em Hull, no litoral nordeste.

Problemas de captação no baixo de John Entwistle em algumas músicas fizeram com que a performance em Hull fosse imediatamente descartada. O álbum seria composto somente pelo show em Leeds.

“O melhor álbum de rock ao vivo de todos os tempos”, escreveu Nik Cohn, no New York Times. Greil Marcus, da Rolling Stone, foi menos entusiasta e achou a música datada e sem complicações. “O fim comercial formal da primeira grande fase da grande carreira do Who”, decretou.

Live at Leeds, na verdade, é um registro histórico do The Who. Vale cada segundo, na modesta opinião deste blogueiro.

Em agosto de 1971, eles lançariam Who’s Next, o único disco a chegar ao topo das paradas britânicas.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça Live at Leeds:

Fontes:

Wikipedia

rollingstone.com

leeds.ac.uk

allmusic.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.