London Eye é inaugurada em Londres

Há 15 anos… dia 31 de dezembro de 1999.

London Eye é inaugurada em Londres

Pontual e britanicamente às 20h (horário local), o primeiro-ministro Tony Blair desejou a todos um feliz ano-novo e apertou o botão para que o novo símbolo de Londres nascesse. Sob um show de luzes e fogos, a enorme roda-gigante, com 135 metros de altura, começou a girar.

Hoje, 15 anos depois, a London Eye é um dos mais famosos cartões-postais da capital da Inglaterra. Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas já tenham entrado em uma das 32 cápsulas da roda e apreciado a vista de Londres – em um dia claro, tem-se uma visão de 40 km da cidade.

A ideia da construção data do início dos anos 1990, quando já se projetava um marco, um evento, em celebração pela passagem do milênio (na verdade, de 2000 para 2001, mas o mundo embarcou nessa). O jornal The Sunday Times liderou um concurso para escolher um projeto de uma nova estrutura para Londres, em parceria com a Architecture Foundation.

A proposta de uma grande roda-gigante partiu dos arquitetos David Marks e Julia Barfield. O objetivo era construir uma estrutura que oferecesse uma ampla visão da cidade, com conforto e segurança.

Eis que o Sunday Times acabou saindo da jogada e, quando já se achava que o projeto não sairia do papel, a companhia aérea British Airways resolveu bancar. Então, em parceria com a Marks Barfield, empresa criada pelos arquitetos para fazer a construção, o sonho começou a ser realizado.

O local escolhido foi a margem sul do Rio Tâmisa, próximo ao Parlamento. Ficou decidido que a enorme estrutura seria montada ali mesmo e, depois, suspensa e instalada. Em setembro, a roda-gigante estava pronta e seria levantada e fixada, mas um cabo se rompeu.

Quarenta dias depois, a gigantesca e pesada roda (1.700 toneladas) estava de pé. As cabines também foram colocadas e, após 16 meses de trabalho, a British Airways London Eye estava pronta.

Porém, o novo símbolo de Londres não começou a funcionar na virada do ano. Por causa de problemas técnicos, só foi aberta ao público em 9 de março de 2000. Cerca de 75 milhões de libras foram gastas na construção da então maior roda-gigante do mundo.

Hoje, a London Eye perde para a Star of Nachang (160m), na China, para a Singapore Flyer (165m), em Cingapura, e para a High Roller (167,6m), nos EUA.

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A inauguração da London Eye:

Fontes:

Wikipédia

Wikipedia

londoneye.com

Um comentário sobre “London Eye é inaugurada em Londres

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.