Última tira de The Far Side é publicada

Há 20 anos… dia 1º de janeiro de 1995.

POR RODRIGO MELLO*

Há vinte anos foi publicada a última tira de The Far Side (clique acima), do cartunista norte-americano Gary Larson.

The Far Side, nome difícil de traduzir para o português sem perder o sentido da expressão (“O lado de lá” seria uma possibilidade), foi um fenômeno na imprensa, tendo sido publicado por mais de 1.900 diários no mundo todo, mas, sobretudo, nos Estados Unidos, ao longo de 15 anos (1980-1995).

Ainda adolescente, antes de conhecer Henfil, Quino, Angeli, e outros dos meus cartunistas preferidos, eu conheci Gary Larson. Meu avô ia muito aos Estados Unidos para visitar os filhos emigrados, e voltava de lá munido de livros, calendários, imãs de geladeira com cartuns do The Far Side. Um humor bem típico do meu avô, um fã (e praticante) das tiradas nonsense, dos trocadilhos, do engraçado pelo absurdo.

Absurdo, talvez seja a melhor definição do humor de Gary Larson. Um humor que não é para qualquer um, pois não traz a piada fácil e óbvia. Ele faz rir pelo inacreditável, um olhar que realmente vai ao lado de lá. Situações surreais, bichos que pensam e falam como humanos (e não só cães e gatos, mas patos, vacas, insetos, e até amebas que pensam e falam), gente gorda demais, magra demais, esquisita demais, nerd demais… Talvez The Far Side tenha sido um dos últimos bastiões, nos Estados Unidos, de um humor que não fazia concessões ao politicamente correto….

Uma pena que não tenha sido publicado no Brasil, onde faria boa companhia ao nosso mestre do trocadilho, Millôr Fernandes e, por que não, também a Péricles e seu impagável e sacana Amigo da Onça.

Enfim, nada melhor que algumas amostras de The Far Side para comprovar o gênio de Gary Larson.

* Rodrigo Mello é psicólogo, professor, e sente muita falta de rir junto com seu avô, folheando um livro de The Far Side.

Fontes:

Wikipedia

Livro The Complete Far Side, Andrews McMeel Publishing (2003)

scpr.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.