Há 55 anos… dia 29 de dezembro de 1959.
Foram pouco mais de 4 anos de obras, mas o sonho existia há mais de um século. Finalmente, em 29 de dezembro de 1959, Lisboa ganhou o seu metrô. Foi a 14ª cidade na Europa e a 25ª no mundo a inaugurar o sistema de transporte. Hoje, a cidade conta com pouco mais de 40 km de linhas, mais do que o Rio de Janeiro, por exemplo.
A primeira ideia de um metrô na capital de Portugal surgiu em 1855, mas não avançou. Pouco depois, em 1888, veio o segundo projeto, reprovado. Em 1922, outra proposta foi recusada pela Câmara Municipal, assim como em 1924, 1925 e 1926. O sonho ficou esquecido até o final da Segunda Guerra Mundial.
Com a ajuda do Plano Marshall, que socorreu a combalida economia europeia do pós-guerra, parecia que, dessa vez, o sonho se tornaria realidade. É criada uma sociedade anônima, nomeada Metropolitano de Lisboa (S.A.R.L.), e aprovada uma concessão para o início das obras. No dia 1º de agosto de 1955, os trabalhos são iniciados.
Em 29 de dezembro de 1959, acontece a grande inauguração do Metrô de Lisboa, com direito à bênção do cardeal da cidade. A novidade consistia em uma linha em formato de “Y”, com 6,5 km de extensão e 11 estações.
Um fato curioso e interessante foi a produção de um curta-metragem para informar a população sobre a inauguração do metrô. Dirigido por Arthur Duarte e narrado por Artur Agostinho, “O Metropolitano” tem pouco mais de 14 minutos e foi veiculado nos cinemas da capital portuguesa, além da televisão.
Outra importante cidade de Portugal, o Porto só foi inaugurar seu metrô em 2002. Hoje, no entanto, tem uma extensão maior do que o de Lisboa (cerca de 70 km).
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Imagens da inauguração do Metrô de Lisboa:
Fontes:
– rtp.pt