No 1º debate do 2º turno, Collor e Lula mantém moderação

Dia 3 de dezembro.

No 1º debate do 2º turno, Collor e Lula mantém moderação

Moderação definiu o primeiro debate do 2º turno das eleições presidenciais de 1989, realizado na sede da Rede Manchete, no Rio de Janeiro.

No dia anterior, Collor apareceu com 10 pontos percentuais à frente de Lula, vantagem um ponto superior à primeira pesquisa Datafolha para o 2º turno. O novo placar apontava 50% para o candidato do PRN e 40% para o petista. Ambos cresceram em relação ao levantamento anterior: 2 pontos para Collor e 1 ponto para Lula.

À frente e confiante, Collor participou de seu primeiro debate. Favorito desde o início da disputa, optou em se ausentar dos inúmeros encontros entre presidenciáveis. No enfrentamento com Lula, centralizou seu discurso em números e promessas.

Já Lula preferiu destacar as negociações para as alianças da segunda rodada do pleito presidencial. Disse que os acordos com os derrotados Mario Covas (PSDB), Leonel Brizola (PDT) e Roberto Freire (PCB) valeriam não somente para o 2º turno, mas para um eventual governo do PT.

O debate durou pouco mais de duas horas e meia e teve a mediação dividida entre os jornalistas Boris Casoy (Bandeirantes), Marília Gabriela (SBT), Eliakim Araújo (Manchete) e Alexandre Garcia (Globo), representantes das quatro emissoras do pool que transmitiu o encontro.

Aliás, os mediadores foram responsáveis pelo tom ponderado entre os candidatos, já que fizeram perguntas pouco contundentes e polêmicas. O clima quente ficou para fora dos estúdios, pois repórteres de jornais e revistas foram impedidos de entrar na sede da Manchete e tiveram de permanecer no lado de fora.

Faltavam exatas duas semanas para o 2º turno.

Ao contrário do debate, o tom subiria mais um pouco nos programas de rádio e TV. Denúncias, surpresas, novos personagens…

Fontes:

Acervo Folha

Wikipédia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.