Primeira ópera de Verdi estreia em Milão

Há 175 anos… dia 17 de novembro de 1839. 

Primeira ópera de Verdi estreia em Milão

“Oberto, Conte di San Bonifacio” (“Oberto, Conde de São Bonifácio”) conta a história de um conde medieval chamado Riccardo. Prestes a se casar com Cuniza, ele se envolve com Leonora, filha de Oberto, que convence a filha a contar toda a história para Cuniza. Arrasada com a infidelidade de Riccardo, Cuniza cancela o casamento. Seu pai busca a vingança, chama Riccardo para um duelo e mata o ex-futuro genro. “Manchada” pelo caso com Riccardo, Leonora acaba indo para um convento.

Essa é a trama da primeira ópera da Giuseppe Verdi, que estreou no famoso Teatro alla Scala, de Milão, há 175 anos.

Verdi demorou quatro anos na composição. Em 1835, quando retornou à Busseto, sua cidade natal, para assumir o cargo de diretor da escola de música por três anos, se aproximou do diretor da Filarmônica, Pietro Massini.

O novo amigo o encorajou a compor uma ópera e forneceu um libreto escrito por Antonio Piazza, jornalista e pensador de Milão. “Rocester” acabou sendo a base para “Oberto”, apesar de haver controvérsias com relação ao tema entre estudiosos da obra e da vida de Verdi.

Versões à parte, o jovem compositor começou a buscar espaço para mostrar a composição. A mal sucedida tentativa de apresentar a ópera em Parma fez Verdi levar o trabalho para Milão. Acabou se acertando com Bartolomeo Merelli, dono do La Scala, que ofereceu espaço para “Oberto” durante a temporada de 1839.

Em 17 de novembro, a ópera estreava em Milão. Merelli ficou tão entusiasmado que, além de 13 apresentações adicionais, também financiou outras três óperas do jovem compositor.

A segunda ópera, “Il giorno di regno”, estrearia em setembro de 1840, mas seria um fracasso. Verdi tinha acabado de perder a esposa, Margherita, o que foi preponderante para o insucesso do novo trabalho.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Oberto, Conte di San Bonifacio”:

Fontes:

– Wikipedia

– Wikipédia

– history.com

– giuseppe-verdi.net

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s