“O Profissional” estreia nos Estados Unidos

Há 20 anos… dia 18 de novembro de 1994.

“O Profissional” estreia nos Estados Unidos

Mathilda: Is life always this hard, or is it just when you’re a kid?

Léon: Always like this.

A história do improvável e bonito encontro entre o matador profissional Léon e a doce e viva menina Mathilda é, pra mim, o melhor filme de Luc Besson. Inspirado no sucesso “Nikita – Criada Para Matar”, o diretor francês escreveu o roteiro enquanto esperava o início das filmagens de “O Quinto Elemento”.

Sem pestanejar, entregou o texto para Jean Reno, o escolhido para encarnar o assassino profissional, frio e racional, generoso, de coração bom e leal.

A escolha de Mathilda foi um pouco mais difícil. Rejeitada em um primeiro teste, Natalie Portman convenceu Besson na cena da morte do irmãozinho. Aos 13 anos, a talentosa atriz começava ali uma brilhante carreira.

Fora o duo que encaixou muito bem, tem ainda o fantástico Gary Oldman no papel de Norman Stansfield, o corrupto e maluco agente do DEA, departamento antidrogas dos EUA.

Perturbado, cínico, irônico, sempre doidão, o ator transforma o personagem em um dos grandes vilões do cinema. Oldman saiu várias vezes do script e improvisou com maestria e enorme talento (a cena do “Everyone!”, uma brincadeira de Oldman com Besson, virou meme na internet…).

O impecável e experiente Danny Aiello abrilhanta um pouco mais o elenco como Tony, o mafioso italiano que contrata os serviços de Léon.

O ar europeu do longa-metragem se explica, já que as cenas internas, do apartamento de Léon, foram filmadas em Paris. Nova York, porém, é o cenário principal, com tomadas do Central Park, entre outros cartões-postais.

Com orçamento relativamente baixo para um thriller (US$ 16 milhões), “O Profissional” foi sucesso estrondoso de bilheteria, arrecadando total de US$ 45 milhões.

Há tempos já existe uma continuação escrita por Besson, mas que dificilmente será filmada, por causa de divergências entre ele e a Gaumont, estúdios detentores dos direitos da franquia.

“O Quinto Elemento” seria lançado somente em 1997.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Léon ensina Mathilda a atirar:

Fontes:

– Wikipedia

– IMDb

– omelete.uol.com.br

– zimbio.com

– rogerebert.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s