Michael Schumacher conquista o primeiro título na F1

Há 20 anos… dia 13 de novembro de 1994.

Michael Schumacher conquista o primeiro título na F1

“O domingo estava apenas algumas horas envelhecido, mas quando a Alemanha despertou naquele 13 de novembro de 1994, nada seria como antes na Fórmula 1: no GP da Austrália, Michael Schumacher se tornou o primeiro alemão coroado como campeão mundial. Foi o dia em que um piloto de corrida se transformou em estrela. E uma nação amante de carros ficou completamente louca por automobilismo. O início de uma lenda…”

A página oficial do maior campeão da Fórmula 1 voltou para celebrar o primeiro dos sete títulos na maior categoria do automobilismo, há exatos 20 anos. Um nobre motivo para recordar “o início de uma lenda” e ainda enviar energias positivas para o heptacampeão, em lenta recuperação do grave acidente de esqui de dezembro de 2013.

Duas décadas atrás, Michael Schumacher fincava a bandeira da Alemanha no lugar mais alto da Fórmula 1 pela primeira vez. Aos 25 anos, iniciava vitoriosa trajetória que teria capítulo final dez anos depois, com o sétimo caneco.

Foi uma temporada sui generis a de 1994. Um campeonato inesquecível e pra esquecer. A Fórmula 1 e o Brasil perderam Ayrton Senna, seu mais heroico campeão, seu mais querido filho. O austríaco Roland Ratzenberger também partiu prematuramente naquele tenebroso final de semana em Ímola, na Itália.

Naquela altura, a Benetton de Schumacher já tinha duas vitórias, nos GPs do Brasil e do Pacífico. Ele venceu também em San Marino e em Mônaco, teve sequência interrompida pelo inglês Damon Hill (Williams) na Espanha, mas se manteve tranquilo na ponta da classificação com o segundo lugar.

Outros triunfos no Canadá e na França indicavam que o alemão voador venceria o título sem sobressaltos. Mas veio o GP da Inglaterra, em Silverstone, e os ventos mudaram de direção, exatamente no meio da temporada.

Em segundo lugar no grid, Schumacher simplesmente ultrapassou Hill na volta de apresentação. Na 14ª volta, a equipe de Flavio Briatore recebeu ordens para cumprir uma punição de stop and go nos boxes. Ordem solenemente ignorada.

Schumi foi desclassificado e punido com duas provas de suspensão, e a Benetton pagou multa. De quebra, Hill venceu em casa e em três das cinco provas seguintes (Bélgica – em que o alemão foi novamente desclassificado -, Itália e Portugal, onde Schumacher cumpriu a punição pela lambança em Silverstone).

A três GPs do fim, havia somente 1 ponto de diferença entre Schumacher e Hill. Uma vitória pra cada um (alemã na Europa e inglesa no Japão) deixaria a batalha final para a Austrália. O líder da Benetton somava 92 pontos e o vice da Williams, 91.

Segundo no grid, Schumacher tomou a ponta de Nigel Mansell logo na largada, sendo seguido de perto por Hill, que partiu do terceiro lugar. E assim a prova se manteve até a 36ª volta.

Foi quando o alemão saiu da pista em uma curva, corrigiu, mas não a ponto de evitar o ataque do inglês, que tomaria a liderança sem dúvida. Schumacher jogou o carro em cima de Hill e parou nos pneus. O abandono dava o título para o filho de Grant Hill.

O choque, no entanto, causara estrago na Williams. A parada nos boxes confirmou que não havia conserto para o carro do inglês. Fim de prova e fim do sonho. Comemoração de Schumacher e de Briatore.

O GP da Austrália de 1994 marcaria também a última vitória de Nigel Mansell na Fórmula 1.

Michael Schumacher seria bicampeão em 1995, de novo com a Benetton.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja trechos do GP da Austrália de 1994:

Fontes:

Wikipedia

michael-schumacher.de

thetimes.co.uk

grandepremio.uol.com.br

anoticia.clicrbs.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Michael Schumacher conquista o primeiro título na F1

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s