Candidatura de Silvio Santos é cassada pelo TSE

Dia 10 de novembro.

Candidatura de Silvio Santos é cassada pelo TSE

Dez dias depois de voltar atrás da decisão de março de não entrar na corrida presidencial e lançar sua candidatura, Silvio Santos recebeu resposta definitiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): não poderia concorrer ao cargo máximo do executivo brasileiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem à noite, por unanimidade, negar o registro da candidatura do empresário Silvio Santos. Os sete ministros do Tribunal acolheram impugnação feita pela “Coligação Brasil Novo”, do candidato Fernando Collor de Mello (PRN), segundo a qual o PMB, partido ao qual Santos se filiou, está extinto desde 15 de outubro último. Segundo o presidente do TSE, ministro Francisco Rezek, não cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal. Os votos dados ao PMB em 15 de novembro serão considerados nulos.

Assim a Folha abria a matéria do caderno diretas-89  de 10 de novembro de 1989 (“Cassado pelo TSE, Silvio Santos deixa a disputa presidencial e não deve recorrer”).

O sonho tinha terminado.

De 31 de outubro até 9 de novembro, Silvio Santos agitou o imprevisível pleito de 89. No dia 4, na primeira pesquisa divulgada após o anúncio de sua candidatura, apareceu em segundo lugar, empatado com Lula (14 pontos para cada um). O 11º levantamento do Datafolha apontava que o empresário aparentemente tirara pontos do líder Collor (queda de 26% para 21%). Brizola ficou com 13 pontos e Covas manteve os 9 da pesquisa anterior.

No entanto, na 12ª pesquisa do instituto, divulgada no dia 9, data em que teria seu destino decidido pelo TSE, Silvio Santos apresentou queda considerável. Os quatro pontos a menos o levaram ao quarto lugar, com 10%, atrás de Collor (25%), Lula (15%) e Brizola (14%), e apenas um ponto à frente de Covas (9%).

O entusiasmo e frisson iniciais viravam poeira. Mesmo se concorresse, Silvio Santos provavelmente não seria o adversário de Collor no segundo turno.

Depois do sonho de uma noite de verão, o apresentador mais famoso do Brasil seria somente mais um entre os 82 milhões de eleitores que iriam às urnas em 15 de novembro.

Plantão da Globo sobre a impugnação da candidatura de Silvio Santos:

Fontes:

Acervo Folha

Wikipédia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.