Legião Urbana lança “As Quatro Estações”

Há 25 anos… dia 26 de outubro de 1989.

Legião Urbana lança “As Quatro Estações”

Acho que foi uma mensagem cósmica ou espiritual. Religiosa, talvez, já que a religião perpassa todo o álbum.

Na volta do trabalho semana passada, “Há Tempos” começa no rádio. Há tempos não ouvia e cantava, a plenos pulmões. “Pô, bem que podia ter uma efeméride do Legião…”, pensei, enquanto escutava o Renato otimista e redentor: Disciplina é liberdade/Compaixão é fortaleza/Ter bondade é ter coragem.

E a efeméride veio, como uma mensagem. Quem sabe, do próprio Renato!

EXISTEM CANÇÕES, ele escreve, terminando o texto do encarte de As Quatro Estações, o quarto álbum da Legião Urbana. Certas canções existem para sempre. Ficam. Nesse disco, quase todas ficaram.

As Quatro Estações é, sem dúvida, o trabalho mais pop deles. Dez das 12 canções tocaram freneticamente no rádio na época do lançamento. E continuam tocando!

É o melhor deles. Gosto muito do Dois por causa de “Tempo Perdido”, a minha preferida, com aquela melancolia triste e linda, a pegada Morrissey da letra e da melodia. Mas não dá pra negar que este perde para aquele.

Existem canções e elas estão em As Quatro Estações. “Há Tempos” abre com dor e redenção. “Pais e Filhos” clama pelo amor. “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto” renova a mensagem de “Oriente”, do Gil, com inocência e sabedoria. “Meninos e Meninas” revela Renato Russo. “Monte Castelo” traz Camões e Bíblia com melodia de tempos imemoriais.

Que disco!

Nem a saída do baixista Renato Rocha no meio da gravação, por conta de desentendimentos com os outros, atrapalhou. Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá fizeram a obra-prima da Legião.

Para delírio dos insanos e fiéis fãs.

Amén.

Ouça “As Quatro Estações”:

Fontes:

Wikipédia

Acervo Estadão

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s