Serginho

Há 10 anos… dia 27 de outubro de 2004.

Naquela noite/madrugada, eu vi homens em prantos, chorando choro doído, logo depois do Cléber Machado anunciar, já nos acréscimos do jogo entre Criciúma e Corinthians, em Santa Catarina, o quê todos suspeitavam: Serginho estava morto.

No LANCE!, em São Paulo, eu vi o choro doído de caras experientes e vividos. E nunca vou me esquecer disso.

Estagiário do LANCENET!, já tinha terminado meu dia, mas resolvi acompanhar São Paulo e São Caetano na redação. Quando o zagueiro caiu, aos pés de Grafite, o então editor e meu chefe Dani Arruda falou: “Liga o computador!”.

Ajudei aqui e ali na cobertura, um corre-corre danado. Lembrei o Serginho Gandolphi da matéria que ele tinha feito com o elenco do Azulão no começo do ano. Fotos dos jogadores realizando exames no HCor, se não me engano. Entre eles, Serginho. Procurei fontes, médicos, pesquisei os casos recentes de morte em campo, como do húngaro Miklós Fehér, que morrera em janeiro de 2004, e do camaronês Marc-Vivien Foé, na Copa das Confederações de 2003.

Saí de lá umas três da manhã, com a edição do jornal do dia seguinte – essa da foto (clique para ampliar). Imagem de capa gentilmente providenciada pelo Thiago Salata, um dos tantos que tive o prazer de trabalhar lá no Limão, onde ele continua, com a competência e os furos habituais. Salata que também estava lá naquela noite/madrugada.

Naquela noite/madrugada em que vi homens em prantos, senti orgulho de trabalhar no LANCE!. Talvez por ver humanidade ali, naqueles caras mais velhos, sempre tão racionais, frios. Talvez pela própria capa, homenagem humana e sensível. Talvez por ter participado, mesmo que como mero estagiário, daquela cobertura.

E 10 anos se foram.

Nunca vou me esquecer daquela noite/madrugada.

A morte de Serginho (e os gols de São Paulo 4 x 2 São Caetano):

+MAIS:

– Especial 10 anos da morte de Serginho no ESPN.com.br

– Mauro Beting, no LANCENET!

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s