Ópera “Das Rheingold”, de Wagner, estreia em Munique

Há 145 anos… dia 22 de setembro de 1869.

Ópera

“Das Rheingold” – “O Ouro do Reno” – é a primeira de um ciclo de quatro óperas chamado “O Anel do Nibelungo” (“Der Ring des Nibelungen”), a grande obra da vida de Richard Wagner. Uma composição que teve seu grand finale, ou melhor, seu glorioso début, na inauguração do Teatro de Bayreuth, em 1876.

Na ocasião da abertura do teatro, um grande sonho do compositor alemão, as quatro óperas foram tocadas pela primeira vez na íntegra. Esse era o desejo de Wagner desde o início, mas um acordo com Luís II da Baviera fez com que “Das Rheingold” fosse executada antes, há exatos 145 anos.

Em 22 de setembro de 1869, o Teatro Nacional de Munique assistiu à estreia da ópera, que tem um ato e quatro cenas, e é a mais curta do ciclo, com duas horas e quarenta minutos de duração, aproximadamente. Curta, porém, desafiadora para músicos, regente e cantores.

A exemplo de todos os outros da carreira do compositor, o libreto é do próprio Wagner e tem o Rio Reno como personagem central. Tem o poder como tema, entre outras questões humanas.

Outro desafio foi ambientar a história, que conta com gigantes, elmos, ninfas e anões. Wagner fez questão de supervisionar a produção na época. As dificuldades eram ainda maiores se pensarmos que não havia energia elétrica!

Wagner demorou pouco menos de um ano para terminar “O Ouro do Reno”. Trabalhou na composição entre novembro de 1853 e setembro de 1854. Ele entregou ao Rei da Baviera no dia de seu aniversário, em 15 de agosto de 1865.

Posteriormente, foi comprada por Adolf Hitler. O Führer era fascinado por Wagner. Dizem que, já no final da Segunda Guerra Mundial, quando um ataque iminente o mantinha trancado em seu bunker, em Berlim, o líder nazista mantinha a relíquia consigo.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

A ópera completa, com a Orchestra of the Age of Enlightenment:

Fontes:

Wikipedia

Wikipédia

murashev.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s