Malta se torna independente da Grã-Bretanha

Há 50 anos… dia 21 de setembro de 1964.

Malta se torna independente da Grã-Bretanha

 Gregos, romanos, árabes, cruzados, Napoleão Bonaparte, Grã-Bretanha.

Em mais de 7 mil anos, a pequena ilha entre a Europa e a África foi habitada por diversos povos e dominada por diferentes líderes.

Hoje, Malta comemora 50 anos de plena independência.

Depois de 151 anos de domínio britânico, a independência, finalmente.

Há meio século, o povo maltês celebrou a autonomia em relação à Grã-Bretanha. Bem, parte da população… Porque muitos foram opostos à independência. Ao contrário, queriam maior integração e aproximação da ilha ao Reino Unido.

O dia 21 de setembro de 1964 foi marcado por sentimentos difusos. Enquanto a maioria comemorava, outros protestavam nas ruas da capital Valletta e de outras cidades do arquipélago encravado no Mediterrâneo, ao sul da Sicília.

Em meio ao clima agitado das ruas, o Duque de Edimburgo chegou ao país para as celebrações. Foi saudado com eloquência pelos nacionalistas, obviamente favoráveis à autonomia da nação, mas ofendido por membros do Partido Trabalhista de Malta, contrários à emancipação.

Protestos à parte, o Duque foi protagonista dos festejos e do cerimonial naquele 21 de setembro. O consorte entregou a carta da independência nas mãos do primeiro-ministro Giorgio Borg Olivier (foto).

Os britânicos saíam de cena após mais de 150 anos de domínio, mas permaneceriam presentes até 1979, quando retiraram todas as tropas e evacuaram as bases militares instaladas em Malta.

Depois da independência, o pequeno arquipélago formado por três grandes ilhas (Malta, Gozo e Comino) experimentou períodos de aproximação e afastamento do Ocidente.

No final dos anos 1980, início dos 1990, realizou reformas institucionais com o objetivo de entrar na União Europeia, o que aconteceu em maio de 2004.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens do dia 21 de setembro de 1964 em Malta:

Fontes:

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.