Há 30 anos… dia 20 de setembro de 1984.
“Tivemos uma ‘primeira família’ negra já, durante muitos anos e de uma forma diferente. Quando The Cosby Show estava na TV, era a família da América. Não era uma família negra. Era uma família dos Estados Unidos. “
“Before Obama, There Was Bill Cosby” (“Antes de Obama, houve Bill Cosby”) é um brilhante artigo de Tim Arango, publicado no New York Times três dias depois da eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, em novembro de 2008.
A tese principal, explícita no título, é que a série de TV protagonizada e liderada pelo comediante Bill Cosby foi fundamental para Barack Obama chegar à Casa Branca. Arango colhe diversas opiniões para sustentar sua argumentação, inclusive a do ator.
E também a que abre esse post, de Karl Rove, na época já um ex-conselheiro e estrategista de George W. Bush, derrotado por Obama. Em entrevista ao canal Fox News, na noite da eleição, Rove foi enfático ao levantar a tese de que a série ajudou Obama a vencer.
E por que um seriado de televisão, exibido entre 1984 e 1992, teria tanto peso em uma eleição tempos depois?
Bom, a resposta está resumida nas palavras de Rove.
A série mostrava uma família americana, negra e de classe média, mas o quê o público geral enxergava era simplesmente uma família americana como qualquer outra. Uma família universal.
Por isso, Rove se refere a ela, a família, como “pós-racial”. O seriado amenizava qualquer conflito étnico ou de classe, acirrado em décadas anteriores. Questões polêmicas não eram abordadas. Não havia crítica com relação ao lugar do negro na sociedade americana. O foco era o cotidiano familiar e ponto.
Nesse sentido, The Cosby Show foi um amortecedor de tensões que sempre existiram na sociedade americana. Tensões que existem até hoje, apesar de adormecidas ou, talvez, escondidas.
A própria trajetória de Obama revela um homem bem consciente de toda a luta negra na história dos Estados Unidos, desde a independência até os anos 1960 e 1970, mas, ao mesmo tempo, pragmático e conciliador. Soube abordar o tema racial, mas de maneira altiva, sem vitimização, e olhando para o futuro.
The Cosby Show estreou em 20 de setembro de 1984 e teve o último episódio em 30 de abril de 1992, exatamente na época em que Los Angeles vivia dias turbulentos e violentos por causa de conflitos raciais.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja a abertura de The Cosby Show:
Fontes: