The Cosby Show estreia na TV americana

Há 30 anos… dia 20 de setembro de 1984.

The Cosby Show estreia na TV americana

“Tivemos uma ‘primeira família’ negra já, durante muitos anos e de uma forma diferente. Quando The Cosby Show estava na TV, era a família da América. Não era uma família negra. Era uma família dos Estados Unidos. “

“Before Obama, There Was Bill Cosby” (“Antes de Obama, houve Bill Cosby”) é um brilhante artigo de Tim Arango, publicado no New York Times três dias depois da eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, em novembro de 2008.

A tese principal, explícita no título, é que a série de TV protagonizada e liderada pelo comediante Bill Cosby foi fundamental para Barack Obama chegar à Casa Branca. Arango colhe diversas opiniões para sustentar sua argumentação, inclusive a do ator.

E também a que abre esse post, de Karl Rove, na época já um ex-conselheiro e estrategista de George W. Bush, derrotado por Obama. Em entrevista ao canal Fox News, na noite da eleição, Rove foi enfático ao levantar a tese de que a série ajudou Obama a vencer.

E por que um seriado de televisão, exibido entre 1984 e 1992, teria tanto peso em uma eleição tempos depois?

Bom, a resposta está resumida nas palavras de Rove.

A série mostrava uma família americana, negra e de classe média, mas o quê o público geral enxergava era simplesmente uma família americana como qualquer outra. Uma família universal.

Por isso, Rove se refere a ela, a família, como “pós-racial”. O seriado amenizava qualquer conflito étnico ou de classe, acirrado em décadas anteriores. Questões polêmicas não eram abordadas. Não havia crítica com relação ao lugar do negro na sociedade americana. O foco era o cotidiano familiar e ponto.

Nesse sentido, The Cosby Show foi um amortecedor de tensões que sempre existiram na sociedade americana. Tensões que existem até hoje, apesar de adormecidas ou, talvez, escondidas.

A própria trajetória de Obama revela um homem bem consciente de toda a luta negra na história dos Estados Unidos, desde a independência até os anos 1960 e 1970, mas, ao mesmo tempo, pragmático e conciliador. Soube abordar o tema racial, mas de maneira altiva, sem vitimização, e olhando para o futuro.

The Cosby Show estreou em 20 de setembro de 1984 e teve o último episódio em 30 de abril de 1992, exatamente na época em que Los Angeles vivia dias turbulentos e violentos por causa de conflitos raciais.

Mas essa  história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja a abertura de The Cosby Show:

Fontes:

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.