Ramones tocam pela primeira vez no CBGB, em Nova York

Há 40 anos… dia 16 de agosto de 1974. 

Ramones tocam pela primeira vez no CBGB, em Nova York

POR PAULO SENE*

“Eliminar o desnecessário e focar na substância”.

Foi assim que Tommy Ramone definiu a filosofia de uma das bandas mais icônicas do punk, os Ramones.

Hoje faz 40 anos da primeira exibição pública da lendária banda no mais que lendário CBGB, casa de show por onde passaram centenas de figuras do cenário underground de Nova York.

Os Ramones começaram como um trio: Joey na bateria, Johnny na guitarra e Dee Dee no vocal. Foi naquele 16 de agosto que a banda teve sua formação clássica definida: Joey Ramone no vocal, Johnny Ramone na guitarra, Dee Dee Ramone no baixo e Tommy Ramone na bateria.

É bastante simples e ao mesmo tempo complicado falar de sentimentos em relação a aparente simplicidade da banda, tanto dos caras quanto da música. Porque é uma simplicidade só a primeira vista ou audição.

Os Ramones nunca improvisaram. Sabiam exatamente o que estavam fazendo, principalmente pela mão de ferro do antissocial Johnny. Fã de filmes B de terror, republicano ferrenho, sempre teve disciplina pra comandar e levar adiante uma banda tão improvável como os Ramones. Isso em uma época na qual as músicas de rock passavam de 15 minutos de duração, e os intérpretes usavam capas, saltos e maquiagens cada vez mais extravagantes.

Eles voltaram ao básico do rock: três acordes, músicas de menos de dois minutos, refrãos e melodias simples e assoviáveis, e o mais importante, adrenalina e selvageria presentes nos shows.

“Eu queria que as pessoas tivessem medo de ir a um show dos Ramones. Era uma mistura de suor e cerveja”, dizia Johnny.

“Eles estavam todos vestidos com jaquetas de couro pretas. Não eram hippies. Era algo completamente novo”, disse Legs McNeil, futuro co-fundador da revista Punk e uma das testemunhas daquela noite.

Depois da histórica performance no CBGB, a banda ganhou força no cenário alternativo, dentro do círculo da baixa Manhattan. Nunca foram bons de vendas nesse período, mas inspiraram um movimento totalmente novo do outro lado do Atlântico. Sex Pistols e Clash que o digam.

A banda sempre foi e continua sendo uma das minhas preferidas. Durou 22 anos fazendo um total de 2.263 shows ao redor do mundo (tive o privilégio de assistir a um aqui em São Paulo!). Mas somente em 2002 foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame.

Quem diria que, hoje em dia, senhoras desavisadas, patricinhas e filhinhas de papai usariam camisetas da banda. Johnny deve estar se revirando no túmulo… e Joey deve estar gargalhando junto com Dee Dee e Tommy!

Porque “We are a happy Family, we are a happy family, we are a happy Family, me mammy and daddy…”

* Paulo Sene, fã de pré, pós e punk, fotógrafo nas horas vagas e viciado em bicicleta.

Veja outro show dos Ramones no CBGB, de setembro de 1974:

Fontes:

rollingstone.com

davesmusicdatabase.blogspot.com.br

history.com

Anúncios

Um comentário sobre “Ramones tocam pela primeira vez no CBGB, em Nova York

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s