Canal do Panamá é inaugurado

Há 100 anos… dia 15 de agosto de 1914.

Canal do Panamá é inaugurado

“Não é o crítico que conta, não é o homem que aponta como o homem forte tropeçou, ou onde o realizador das ações poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está realmente na arena; cujo rosto está sujo pela poeira, suor e sangue; que se esforça corajosamente, que erra de novo e de novo, que sabe os grandes entusiasmos, as grandes devoções e acreditam em uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, sabe, no final, o triunfo das grandes realizações, e que, na pior das hipóteses, se ele falhar, pelo menos fracassa ousando muito, de modo que seu lugar nunca será junto às almas frias e tímidas que não conhecem nem a vitória nem a derrota”.

A placa com as palavras do presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, está lá até hoje. Lembra o esforço, a crença e o trabalho de milhares de homens na construção de um antigo sonho, nutrido desde o descobrimento da América, em 1492.

A ligação dos Oceanos Atlântico e Pacífico nasceu há 100 anos. Hoje, o Canal do Panamá completa um século de vida. Uma história de perseverança, inovação, criatividade, “poeira, suor e sangue”, como pontuou Roosevelt.

A grandiosa obra de 77 km de extensão começou em 1891, por iniciativa do governo da França. A construção teve de ser paralisada, por conta de problemas de projeto e alta taxa de mortalidade, devido às doenças. Aliás, estima-se que 27 mil trabalhadores tenham morrido ao longo dos mais de 20 anos de concepção do Canal. Febre amarela e malária foram as principais causas.

Voltando à cronologia dos fatos, os Estados Unidos assumiram a obra em 1904, um ano depois que Roosevelt apoiou o movimento que liderou a independência do Panamá da Colômbia. Foram necessários 10 anos para a conclusão do Canal, aberto oficialmente em 15 de agosto de 1914.

Por falar na inauguração, foi pífia. Não houve cerimônia, festa ou evento. A Primeira Guerra Mundial cancelou qualquer celebração para marcar a abertura do Canal. Até havia planos para uma solenidade pomposa e circunstancial, mas tudo foi abortado devido ao conflito.

Ao fim e ao cabo, a passagem da embarcação Ancon (foto), capitaneado por John A. Constantine, foi o único e máximo acontecimento daquele dia.

Hoje, o Canal do Panamá é controlado pelo país que leva seu nome. A transição definitiva e pacífica de comando, dos Estados Unidos para a nação da América Central, aconteceu em 31 de dezembro de 1999.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vídeo sobre a inauguração do Canal do Panamá:

Fontes:

Wikipedia

history.com

pancanal.com

– atarde.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s