Deu Branco!

Dia 9 de julho – Quartas de final

logo94

Deu Branco!

Nessa ressaca braba, algo bonito de relembrar.

A vitória do Brasil sobre a Holanda nas quartas de final da Copa de 94.

Naquele 9 de julho, no Cotton Bowl, em Dallas, deu Branco!

Sim, quem diria… O reserva de Leonardo, contestado e questionado até por Carlos Alberto Parreira, decidiu a parada. Foi o “gol cala boca”, como o próprio Branco diria depois dos 3 a 2. O lateral calava os críticos e colocava o Brasil nas semifinais. Enfrentaríamos a Suécia, que tão bem conhecêramos na primeira fase.

O jogo diante da Holanda teve 45 minutos modorrentos e outros 45 minutos elétricos. Uma segunda etapa de tirar o fôlego, matar qualquer cardíaco e fazer suar bilhões de fanáticos e amantes do futebol mundo afora.

Começou com o gol de bailarino de Romário, aos 7 minutos. Lançamento primoroso de Aldair para Bebeto na esquerda, cruzamento firme para a área. Um pouco em cima da bola, o Baixinho deixou que ela tocasse no peito de seu pé direito e morresse no fundo do gol do holandês De Goeij. Golaço com a marca genial de Romário.

A seleção abriria 2 a 0 dez minutos depois, aos 17. O gol “embala-nenê”! Romário foi malandro, se fez de morto na posição de impedimento e deixou a bola chegar em Bebeto. Com muita calma, o camisa 7 driblou De Goeij e “só não entrou com bola e tudo, porque teve humildade”… Brasil 2 x 0 Holanda.

Quando todo mundo – até a Holanda! – pensou que estava tudo decidido, os adversários empataram: Bergkamp, aos 18, e Winter, aos 30. Tudo zerado e a perspectiva de uma prorrogação.

Foi então que o predestinado Branco entrou em cena. Aos 40 minutos, ele avançou com a bola e enfiou a mão na cara de Overmars, a quem anulara durante o duelo, apesar das dúvidas que pairavam. O juiz costarriquenho Rodrigo Badilla mandou seguir e o brasileiro foi chargeado por Winter e Jonk. Falta. De muito longe.

O resto da história todos sabem: uma curva maravilhosa, que fez a bola contornar a barreira holandesa, lamber a camisa 11 de Romário e morrer no fundo do gol. Deu Branco!

E o Brasil estava nas semifinais da Copa!

Logo mais a gente conta essa história no Especial da Copa de 94!

Brasil 3 x 2 Holanda, na íntegra:

Fontes:

– fifa.com

– Wikipedia

– Livro Todos os jogos do Brasil, de vários autores

Anúncios

Um comentário sobre “Deu Branco!

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.