The Animals gravam “The House of The Rising Sun”

Há 50 anos… dia 18 de maio de 1964.

The Animals gravam “The House of The Rising Sun”

The Animals foi uma banda inglesa que pegou carona na British Invasion do início dos 60’s. A explosão e o auge aconteceram com a mítica “The House of The Rising Sun”, gravada há exatos 50 anos, em apenas um take.

A música tem história fascinante. Não se sabe quem a compôs e muito menos quando foi escrita. A letra fala de um lugar em New Orleans, a “Casa do Sol Nascente” (em tradução livre), onde pobres homens têm arruinado as próprias vidas em apostas e pecados.

Impossível dizer se o local é um bordel ou uma prisão e se o narrador é uma prostituta, um(a) prisioneiro(a) ou um apostador.

O americano Alan Lomax, historiador e pesquisador de música folk, foi atrás das origens da canção e registrou versões de artistas de Kentucky, nos Estados Unidos, e de outros lugares no país. Segundo pesquisas, a melodia tem origens em baladas britânicas, mas também na tradição do folk americano.

Também não se sabe quando e onde os Animals ouviram e se encantaram com “The House of The Rising Sun”. Cada integrante da banda na época conta uma história diferente. Eric Burdon, o vocalista, diz que ouviu a música em um show em Newcastle, norte da Inglaterra, onde nasceu o grupo. Hilton Valentine, o guitarrista, garante que a conheceu na voz de Bob Dylan (a música está no primeiro álbum de Mr. Zimmerman, de 1962).

Versões e histórias à parte, o fato é que os Animals começaram a tocar a música quando estavam em turnê pelo Reino Unido com Chuck Berry, em 1964. O encerramento dos shows com “The House of The Rising Sun” provocava furor na plateia, hipnotizada pelos riffs de Valentine e pelo teclado de Alan Price.

Entre uma performance e outra, voltaram para Londres e entraram no estúdio.

O baterista John Steel relembra que a banda se apresentou em Liverpool no dia 17 e viajou no dia seguinte para a capital, onde Mickie (Most, produtor da banda) tinha alugado um estúdio. Afinaram os instrumentos, tocaram alguns acordes para acertar o som e mandaram ver. Em um take, a música estava gravada.

Lançada como single em 19 de junho no Reino Unido e em agosto nos EUA (em versão editada, de 2min58s), “The House of The Rising Sun” chegou ao topo britânico em julho e ao americano em setembro. Os Animals quebravam, assim, a hegemonia dos Beatles, até então os únicos britânicos a chegarem ao #1. A música também foi sucesso absoluto na Suécia, no Canadá e na Finlândia.

“The House of The Rising Sun” foi gravada por outras bandas e artistas, mas nenhuma versão atingiu o sucesso dos Animals, que começaram a se desintegrar em 1965.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja o clipe oficial de “The House of The Rising Sun”, do Animals:

 

Fontes:

– Wikipedia

– songfacts.com

– uncut.co.uk

Anúncios

7 comentários sobre “The Animals gravam “The House of The Rising Sun”

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.