Surge o Cubo Mágico

Há 40 anos… dia 19 de maio de 1974.

Surge o Cubo Mágico

POR FLAVIO MELLO*

Eu tinha 16 anos quando consegui montar o cubo mágico pela primeira vez. Provavelmente fruto de uma tarde de ócio, resolvi procurar na internet como que se resolve um cubo mágico. O Google me mostrou inúmeros métodos diferentes. Resolvi mudar minha busca para como se resolve um cubo de maneira “simples”. Aí sim achei um bom passo a passo com o método conhecido como a cruz branca. Anotei todos os passos em um caderno, e peguei um cubo que há anos brincava na casa da minha avó, sem nunca chegar a lugar algum. Passei mais de uma tarde tentando entender o quê cada símbolo queria dizer e precisei voltar diversas vezes à internet, mas finalmente consegui. Ainda lembro da sensação de “tarefa cumprida”. Havia, finalmente, “desvendado” o cubo mágico.

Internacionalmente, ele leva o nome de seu criador Erno Rubik. Mas eu prefiro o nome brasileiro, “Cubo Mágico”. Acho que descreve melhor a natureza do objeto. Mágico, palavra geralmente reservada para fenômenos que fogem à compreensão. Esta, definitivamente, é a primeira impressão que todos têm do objeto, parte brinquedo, parte quebra-cabeças. A matemática diz que são mais de 40.000.000.000.000.000.000 de combinações diferentes, mas somente uma é a correta. Mágico também serve como analogia para a solução do cubo. Assim como as mágicas de cartas, após aprender os truques certos, resolver o cubo passa a ser uma tarefa simples. Porém, sem conhecer o caminho das pedras pode-se passar horas a fio sem sair do lugar.

Com mais de 350 milhões de unidades vendidas, o cubo é hoje mundialmente reconhecido, transcendeu gerações, e continua sendo extremamente popular. O nome Rubik virou sinônimo de quebra-cabeças, e hoje em dia existem diversas variações do cubo original, de 3x3x3, 4x4x4, 5x5x5 e até versões de 20x20x20, presentes somente nos computadores, para os mais aficionados. Para estes, existem também as competições de velocidade, com rankings oficiais e tudo. O recordista mundial consegue resolver o cubo em menos de 6 segundos.

Para homenagear a data histórica, o doodle de hoje é um cubo mágico totalmente interativo. Faz parte de uma iniciativa maior, o Chrome Cube Lab, que disponibiliza também ferramentas para que os usuários possam criar suas próprias releituras do famoso quebra-cabeças. Saiba mais aqui.

* Flavio Mello é engenheiro, programador e nerd em geral. Conseguia montar o cubo em menos de 1 minuto, mas hoje prefere montar sem pressa, apreciando o desafio.

Veja um Cubo Mágico montado em menos de 60 segundos:

 

Fontes:

– worldcubeassociation.org

– Wikipedia

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.