Há 40 anos… dia 20 de outubro de 1976.
“El día que toqué el cielo con las manos”.
“O dia em que toquei o céu com as mãos”, ele costuma dizer, sobre aquele 20 de outubro de 1976.
Há 40 anos, o maior craque do futebol argentino fez sua estreia profissional.
A 10 dias de completar 16 anos de idade, Diego Armando Maradona deu o primeiro passo de sua inesquecível estrada no futebol.
Estádio “La Paternal”, Buenos Aires, Argentina. Um dia quente. Nas arquibancadas, quase 8 mil pessoas. Jogo válido pela fase de grupos do Torneio Nacional, a segunda disputa do ano do Campeonato Argentino. Adversário: o Talleres de Córdoba, que cairia apenas nas semifinais da competição, eliminado pelo futuro vice, o River Plate.
No intervalo, vendo o time perdendo por 1 a 0 em casa, o técnico Juan Carlos Montes lançou o chamado. “Se prepara, moleque, você vai entrar”, disse, olhando para Maradona, um pouco assustado.
“Vai lá, garoto. Jogue o que você sabe e, se puder, mete uma caneta!”, teria dito Montes ao futuro monstro do futebol.
Missão dada é missão cumprida.
No primeiro toque, El Pibe colocou a bola entre as pernas de Juan Cabrera!
E não foi só isso. Com a personalidade forte que seria uma de suas marcas dentro e fora de campo, o camisa 16 do Argentinos Juniors buscou o jogo, partiu pra cima, correu. Mas não evitou a derrota.
“A entrada do menino Maradona deu mais mobilidade ao ataque, mas não foi a solução para manter a maior posse de bola contra a equipe cordobesa. Porque Maradona – jogador muito habilidoso – não teve para quem tocar”, escreveu o Clarín, na crônica da partida, na edição de 21 de outubro.
É. Apesar da derrota, o garoto baixinho e franzino, de longos cabelos encaracolados, tinha deixado seu recado.
Em fevereiro de 1977, Maradona daria o primeiro passo com a camisa que melhor lhe vestiu: a azul e branca da seleção argentina.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Imagens da estreia:
Fontes e +MAIS:
– emol.com
– goal.com
– ojogo.pt
– dn.pt
– pqs.pe