Cavern Club é reaberto em Liverpool

Há 30 anos… dia 26 de abril de 1984. 

26abr14

Nem todo mundo sabe, mas o “berço” da maior banda de todos os tempos não existe mais. Desde 1973, a “casa” dos Beatles, a original, não está mais lá. Naquele ano, o Cavern Club foi demolido para a passagem de uma linha de trem em Liverpool.

Inaugurado em janeiro de 1957, o Cavern nasceu depois que Alan Sytner conheceu o Le Caveau de la Huchette, no Quartier Latin, em Paris. Sytner ficou maravilhado com a caverna esfumaçada que ecoava o som do jazz madrugadas adentro e resolveu criar algo parecido em Liverpool.

De volta à Inglaterra, Sytner abriu a primeira casa de música popular de Liverpool: The Cavern Club. Até 9 de fevereiro de 1961, o som dominante era o jazz. Mas aí apareceram aqueles quatro rapazes cabeludos e muita coisa mudou, não somente no Cavern ou em Liverpool, mas na música, no comportamento, no mundo e em absolutamente tudo!

A data marca a primeira apresentação dos Beatles no Cavern. A última aconteceria em agosto de 1963. Com a banda, o lugar ganhou notoriedade, o que não impediu as inúmeras ameaças de fechamento nos anos seguintes, principalmente por problemas financeiros.

Dez anos após a última aparição do Fab Four por lá, um choque: o Cavern teria que ser demolido. Uma linha de trem pedia passagem. O progresso, o progresso… O clube chegou a sobreviver na mesma rua, a Mathew Street, em outro endereço, mas trocou de nome algumas vezes e perdeu o espírito.

Até que um grupo de empresários liderado pelo ex-jogador do Liverpool, Tommy Smith, resolveu reviver o velho Cavern. Em 26 de abril de 1984, o clube reabriu as portas para nunca mais fechar. Reconstruído com 15 mil tijolos e em 75% da area do antigo, o novo Cavern tinha (e ainda tem!) a nostalgia e a essência do original.

De 1989 até 1991, chegou a ser fechado de novo, por problemas com a Justiça. Apenas mais um obstáculo na “long and winding road” desse velho guerreiro, que segue enfrentando problemas, mas está firme, de pé.

Em 14 de dezembro de 1999, o Cavern ferveu novamente com um Beatle no palco: Paul McCartney se apresentou, acompanhado de David Gilmour, do Pink Floyd, e Ian Paice, do Deep Purple. Histórico.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça os Beatles cantando “Some Other Guy” no Cavern:

Fontes:

Wikipedia

cavernclub.org

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.