Há 25 anos… dia 26 de março de 1989.
Logo depois do último GP Brasil no Autódromo de Jacarepaguá – relembrado no ótimo A Mil Por Hora, do Rodrigo Mattar -, entrava no ar a nova atração dos domingos da Rede Globo. A grande cartada da emissora para o ano de 1989.
Cansada de tomar surra do então já eterno e bem-sucedido Programa Silvio Santos, a Globo foi buscar um cara que fazia barulho na TV brasileira há 5 anos. Com o anárquico, engraçado e revolucionário Perdidos na Noite, Fausto Silva fez história. Criação e direção de Goulart de Andrade, o programa começou na Gazeta, foi para a Record e, por fim, Bandeirantes, onde viveu o melhor período. Era um moderno show de improviso, humor e variedades na TV.
O sucesso do Perdidos chamou a atenção da Globo. Assim, Boni contratou Fausto Silva e criou uma atração que durasse o domingo todo. Nascia o Domingão do Faustão.
Atenção, Brasil! Essa briga é para um peso-pesado: Fausto Silva!
Assim “a voz” anunciou a entrada do apresentador, em referência explícita a briga pela audiência aos domingos.
“Depois do Gugelmin, olha o que sobrou do plin-plin!”, brincou Faustão, na primeira aparição em seu programa, há 25 anos, precisamente às cinco para as três da tarde do domingo de Páscoa de 1989.
Com uma seleta plateia, que incluía os Cassetas Bussunda e Hélio de la Peña, os atores Pedro Paulo Rangel e Rogério Cardoso, entre outras personalidades, Faustão iniciou o Domingão como nos tempos de Perdidos, ou seja, de maneira anárquica. Tirou sarro do câmera, mexeu com a plateia e até soltou palavrão.
A estreia teve ainda Xuxa, Fábio Jr. e Lulu Santos, além do ator José Wilker, que foi entrevistado pelo apresentador.
Em pouco tempo, a atração Global se mostrou suficiente para encarar o programa do dono do SBT. Virou líder de audiência e passou a ser ameaçado somente a partir de 1997, pelo Domingo Legal de Gugu Liberato, que chegou a superar o Domingão no início dos anos 2000.
Passados 25 anos, tudo envelheceu e o Domingão do Faustão não tem o mesmo apelo do início.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja trechos do programa de estreia do Domingão do Faustão:
Fontes: