Há 120 anos… dia 15 de fevereiro de 1894.
“Realisou-se hontem à 1 hora, conforme estava anunciada, a installação da Escola Polytechnica, no edifício do bairro da Luz, para este fim convenientemente reformado.
O acto inaugural dessa utilíssima instituição, agora creada em S.Paulo, foi solemnissimo pelo concurso avultado de cavalheiros e senhoras da nossa melhor sociedade.
O edifício em que vae funccionar a Escola Polytechnica dispões de condições assás apropriadas para satisfazer as multiplas exigencias do ensino e está situado em um dos pontos mais commodos e salubres da capital.”
Nascia, há 120 anos, a Escola Politécnica de São Paulo, a querida Poli. Os parágrafos acima iniciam o relato publicado no Estadão de 16 de fevereiro de 1894. A cerimônia de inauguração da sede da Politécnica foi dirigida por Bernardino de Campos, então presidente do Estado de São Paulo.
Na linha do tempo, a autorização para a fundação da Escola foi concedida em maio de 1892. Em 24 de agosto de 1893, a Lei Estadual 191 aprovou a regulamentação que instituía a Escola Politécnica de São Paulo. Nascia a Poli, com os cursos de Engenharia Civil, Industrial, Agrícola e Artes Mecânicas.
Em 1934, a Escola passou a fazer parte da Universidade de São Paulo, a USP.
Vinte e seis anos depois, a Poli transferiu os cursos para a Cidade Universitária.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja vídeo com um pouco da história da Poli:
Fontes:

