Primeira sessão de cinema do Brasil é realizada no Rio

Há 120 anos… dia 8 de julho de 1896.

Primeira sessão de cinema do Brasil é realizada no Rio

“Omniógrafo – Com esse nome tão hibridamente composto, inaugurou-se ontem às duas horas da tarde, em uma sala à Rua do Ouvidor, um aparelho que projeta sobre uma tela colocada ao fundo da sala diversos espetáculos e cenas animadas por meio de uma série enorme de fotografias. (…) cremos ser este o mesmo aparelho a que se dá o nome de cinematógrafo. (…) 

Apaga-se a luz elétrica, fica a sala em trevas e na tela dos fundos aparece a projeção luminosa, a princípio fixa e apenas esboçada, mas vai pouco a pouco se destacando. Entrando em funções o aparelho, a cena anima-se e as figuras movem-se.

 Talvez por defeito das fotografias que se sucedem rapidamente, ou por inexperiência de quem trabalha com o aparelho, algumas cenas movem-se indistintamente em vibrações confusas; outras, porém, ressaltavam nítidas, firmes, acusando-se um relevo extraordinário, dando magnífica impressão de vida real. Entre estas, citaremos a cena emocionante de um incidente de incêndio, quando os bombeiros salvam das chamas algumas pessoas; a da dança de serpentina; a da dança do ventre etc. Vimos também uma briga de gatos; uma outra de galos; uma banda de música militar; um trecho de boulevard parisiense; a chegada do trem; a oficina do ferreiro; uma praia de mar; uma evolução espetaculosa de teatro; um acrobata no trapézio e uma cena íntima.”

Assim foi relatada a primeira sessão de cinema realizada no Brasil, 120 anos atrás.

No início da tarde de 8 de julho de 1896, em uma sala alugada pelo Jornal do Commercio na Rua do Ouvidor, no centro do Rio de Janeiro, oito filmes de um minuto de duração cada foram projetados. Somente a elite da então capital do País pôde ver as imagens, que retratavam cenas cotidianas da Europa.

Reportagem do Estadão de 2011 – ocasião dos 115 anos de cinema no Brasil-, assinada Roberta Pennafort e Felipe Werneck, conta que foi do belga Henri Paillie a iniciativa de exibir as películas.

Segundo o pesquisador Hernani Heffner, Paillie, um exibidor itinerante, cobrava caro pelo ingresso. Por isso, somente a nata da sociedade fluminense esteve na sessão inaugural e nas outras, realizadas por duas semanas.

Após a primeira sessão, o Brasil ganharia a primeira sala oficial de cinema um ano depois, em julho de 1897, na mesma Rua do Ouvidor, na Cidade Maravilhosa.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Foto: obviamente, não é daquela sessão de 1896, mas de uma sala de cinema antiga!

Fontes e +MAIS:

– sao-paulo.estadao.com.br

– mundoestranho.abril.com.br

– revistaalceu.com.puc-rio.br

– brasilescola.uol.com.br

– blogdacahu.com

– cineeterno.com

Anúncios

Um comentário sobre “Primeira sessão de cinema do Brasil é realizada no Rio

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s