Há 10 anos… dia 24 de janeiro de 2004.
Scraps, testimonials, comunidades…
Foi uma febre.
Criado por Orkut Büyükkökten, funcionário da Google, o Orkut completa dez anos neste 24 de janeiro.
Não tem o sucesso de outrora, mas resiste bravamente.
A rede social viveu um caso de amor com o Brasil, onde foi a mais querida e acessada até meados de 2011, quando perdeu o posto para o Facebook. Era inevitável.
Hoje, ainda está entre as cinco no País, à frente do Google+, criada pela Google para fazer frente à empresa de Mark Zuckerberg, mas que não decolou. A Google, aliás, tenta alavancar sua rede social, lançada em julho de 2011, em detrimento do Orkut, mas não tem êxito. Os usuários permanecem fiéis ao velho site.
Pouca gente sabe, mas o Orkut entrou secretamente no ar em 22 de janeiro de 2004. Büyükkökten desenvolveu o projeto paralelamente ao seu trabalho no Google e a empresa acabou por lançá-lo.
Na época, havia somente duas redes sociais: Fotolog e Friendster, lançados em 2002. O último chegou a atingir grande popularidade, com 3 milhões de usuários nos primeiros três meses de existência, porém perdeu espaço.
Em 2003, surgiram o Linkedin, voltado para contatos profissionais, e o MySpace, rede social com foco em música.
O ano das redes sociais foi 2004. O Flickr nasceu para concorrer com o Fotolog, enquanto Orkut e Facebook surgiram para fazer frente ao Friendster e MySpace.
No Brasil, o Orkut chegou a ter 43 milhões de usuários, o que representava, na época, mais da metade de usuários de internet em todo o País. Um dado assustador.
Atualmente, tem 6 milhões de usuários e ainda sobrevive por aqui. No mundo, são 33 milhões de usuários.
Dez dias depois do lançamento do Orkut, Mark Zuckerberg colocaria o Facebook no ar.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O fim do Orkut, em setembro de 2014:
Fontes: