Há 80 anos… dia 5 de dezembro de 1933.
“What America needs now is a drink”
Essa foi a frase do presidente Franklyn D. Roosevelt após ratificar a revogação da 18ª Emenda Constitucional, a famigerada Lei Seca, há exatos 80 anos.
Também conhecida como The Noble Experiment e Volstead Act, a lei que vigorou nos Estados Unidos entre 17 de janeiro de 1920 e 5 de dezembro de 1933 proibia a fabricação, venda, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas. No período de 13 anos de vigência, a proibição trouxe violência, contrabando e gângsters, como o famoso Al Capone.
Banir a bebida alcoólica foi uma ideia que nasceu ainda no século 19 nos Estados Unidos. Setores e lideranças conservadoras, religiosas ou políticas, defendiam o combate ao álcool com diversos argumentos, tanto moralistas quanto econômicos. Havia até a justificativa de que consumir vinho e cerveja seria um ato antipatriótico.
Em 1917, o Senado apresentou a proposta de lei, aprovada por trinta e seis estados em janeiro de 1919 e válida a partir de 1920. Havia a esperança de que a proibição gerasse desenvolvimento do país, mas não foi o que aconteceu.
O imenso aparato criado pelo Estado para observação e cumprimento da Lei Seca não foi suficiente para impedir a fabricação, venda e consumo do álcool. A proibição fez com que nascessem organizações mafiosas e violentas que lucravam com a venda clandestina das bebidas, importadas do Canadá para os centros urbanos dos Estados Unidos.
De bom, somente o surgimento dos speakeasies, bares subterrâneos que vendiam álcool em ambientes bem peculiares e interessantes. Acabou virando inspiração para os bares que reapareceram posteriormente.
A Crise de 1929 intensificou o debate para a revogação da Lei Seca. Partidários do fim da proibição argumentavam que a liberação poderia ajudar a reerguer a economia, gerando novos empregos em um país completamente arrasado.
Muitos historiadores afirmam, inclusive, que o presidente Roosevelt revogou a lei com o raciocínio econômico. Eleito no fim de 1932, sua principal proposta era o New Deal, um pacote de melhoria da economia, destruída pela crise do final dos anos 1920. Um dos itens do plano de Roosevelt era fortalecer o setor formal da economia contra o chamado “mercado negro”.
Às 16h31min em Washington, Roosevelt deu a canetada para o fim da Lei Seca.
Hoje, os estados e municípios regem a legislação sobre o tema e há certos condados que proíbem o álcool.
Nos anos seguintes à liberação do álcool, outras drogas começaram a ser proibidas nos Estados Unidos, como a maconha, em 1937.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja vídeo sobre o fim da Lei Seca:
Fontes:
Pois é, e o Trump, ao invés de legalizar de vez as drogas, vem com papo de guerra santa ao narcotráfico, vai acabar é morto…