Jimi Hendrix toca “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” ao vivo

Há 50 anos… dia 4 de junho de 1967.

(Ainda ele, Sgt. Pepper’s!)

Faz 50 anos hoje que Jimi Hendrix ensinou a banda a tocar!

Um lendário acontecimento, várias versões.

O acontecimento: em apresentação no Saville Theatre, a casa de Brian Epstein, o mesmo palco em que já havia “causado”, em janeiro, o futuro Deus da guitarra abriu o show simplesmente com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, apenas três dias após o lançamento do LP. Um cover elétrico e único!

Agora, as versões: não se sabe quem dos Beatles estava de fato nos camarotes do teatro naquela noite.

Grande parte dos alfarrábios – como os ótimos Beatles Bible e Beatlemania, além da Wikipedia em inglês – garante que somente Paul, George e as respectivas (Jane Asher e Pattie Boyd) estavam presentes. Outras fontes, apoiadas na foto abaixo, asseguram que todos viram Hendrix.

Paul, testemunha certa naquela mágica apresentação, se recorda, sempre que possível, da homenagem prestada pelo guitarrista aos Beatles e ao álbum recém-lançado:

“As cortinas subiram e [Hendrix] veio andando para a frente, tocando ‘Sgt. Pepper’. É uma homenagem enorme para a biografia de qualquer pessoa. Acredito que seja uma das grandes honras da minha carreira”, disse, em uma das vezes que relembrou o fato.

O mais incrível é que Hendrix tinha ganhado o disco do próprio Paul poucas horas antes do show. Ele não só aprendeu e ensinou aos comparsas de Jimi Hendrix Experience, mas deu o toque particular à canção. Coisa de gênio.

Para terminar, um trecho absolutamente maravilhoso de um texto sobre o álbum, por Langdon Winner, na Rolling Stone (1968):

O mais próximo de unidade que a civilização ocidental atingiu desde o Congresso de Viena, em 1815, foi a semana de lançamento de Sgt. Pepper. Em todas as cidades da Europa e dos EUA, as estações de rádio tocavam… e todos escutaram… foi a coisa mais incrível que já ouvi. Por um breve período, a irreparável consciência fragmentada do Ocidente foi unificada, pelo menos nas mentes dos jovens.

Algumas semanas depois, a civilização ocidental celebraria o “Verão do Amor”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Jimi Hendrix toca “Sgt. Pepper’s” (mas não é a performance daquela noite!): 

Paul relembra:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– beatlesbible.com

– Livro Beatlemania, de Roberto Pugialli

– openculture.com

– nme.com

– trabalhosujo.com.br

– rollingstone.uol.com.br

– oglobo.globo.com

– beatlescollege.wordpress.com

– papodehomem.com.br

Fala!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.