Há 10 anos… dia 30 de novembro de 2003.

“Yes, I’m proud to make my home in New York City”
Orgulho eterno de ser um nova-iorquino.
Em “New York City”, Joey Ramone declarou o seu amor à cidade onde nasceu e morreu, em 2001. Uma declaração em forma de música, presente no álbum póstumo …Ya Know?, de 2012.
Pois dois anos depois de sua morte, o pai do Punk Rock ganhou, para sempre, um cantinho na sua querida New York City.
No East Village, a poucos metros do lendário CBGB, no cruzamento das ruas Bowery com 2, surgiu, em 30 de novembro de 2003, o Joey Ramone Place, uma bonita homenagem ao líder dos Ramones.
Resultado do esforço de fãs, da família de Joey, de moradores do Bowery e de representantes da cidade, o tributo aconteceu em um lindo e solar dia de outono. Sob muita emoção, Legs McNeil e John Holmstrom, amigos de longa data e cofundadores da revista PUNK, conduziram a singela cerimônia, que começou dentro do CBGB, a eterna casa dos Ramones e do punk nova-iorquino.
Familiares, amigos e centenas de fãs estavam presentes. Discursos e histórias lembraram Joey Ramone, incluindo dos ex-integrantes dos Ramones, Marky e Tommy, e do amigo e também músico Steven Van Zandt. Alan Jay Gerson e Margarita Lopes, membros do Conselho Municipal, oficializaram a homenagem.
Já fora do CBGB, na rua, Charlotte Lesher, mãe de Joey, inaugurou a placa, sob o coro de “Hey, Ho, Let’s Go!” dos presentes.
O Joey Ramone Place virou ponto turístico de Nova York, atraindo admiradores e fãs de todo o mundo.
Mais do que um local de visitação, a placa da homenagem é líder em um ranking curioso: a mais roubada de Nova York. Desde a inauguração, teve de ser reinstalada algumas vezes, a última em 2010.
Segundo o Departamento de Trânsito de Nova York, a placa é, possivelmente, a mais cobiçada e a mais roubada de toda a cidade. Assim, para tentar dar fim aos furtos, a homenagem a Joey Ramone está a seis metros do chão desde 2010.
Certamente, o fato agradaria a Joey, conforme disse Marky.
Joey Ramone morreu em 2001, em consequência de um câncer.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja como foi a inauguração do Joey Ramone Place:
Fontes:
