Há 375 anos… dia 24 de novembro de 1642.
De tarde, cerca de 4 horas… vimos… a primeira terra que conhecemos no Mar do Sul… muito alta… e não conhecida por nenhuma nação europeia”, escreveu o navegador holandês Abel Tasman em seu diário, em 24 de novembro de 1642.
A terra no Mar do Sul seria inicialmente nomeada por Tasman de Anthony van Diemen, em menção ao governador da líder da Companhia das Índias Orientais Holandesas. Posteriormente, ganharia o nome do descobridor: Tasmânia.
Conta o site australiangeographic.com.au – link abaixo:
“Em 24 de novembro de 1642, a tripulação de Tasman havia encontrado o oeste de Tasmânia, muito provavelmente no Cabo Sorell, mas decidiu por segurança em território desconhecido a levar os navios para fora da baía quando chegou a noite. A tripulação passou a próxima semana seguindo o litoral sul procurando por um lugar adequado para atracar devido ao mau tempo que se seguiu.
No dia 1º de dezembro, ancoraram no noroeste da Green’s Bay uma hora após o pôr-do-sol. Eles exploraram no dia seguinte e encontraram plantas locais para comer, mas o dia depois, com o clima muito difícil de chegar até a costa, o carpinteiro, Peter Jacobson, se ofereceu para nadar e fincar a bandeira do príncipe.
A tripulação relatou ouvir vozes humanas e ver fumaça subindo de vários pontos na costa durante seu tempo em Tasmânia, mas não avistou pessoas reais. Tasman navegou ao leste e descobriu a Nova Zelândia em 13 de dezembro”.
Mas a história da Terra da haka fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Documentário da BBC sobre a Tasmânia:
Fontes e +MAIS: