Metrô de Buenos Aires é inaugurado

Há 100 anos… dia 1º de dezembro de 1913.

1dez13

O primeiro metrô do hemisfério Sul e da América Latina foi inaugurado há exatos 100 anos.

No final de 1913, com a presença de Victorino de la Plaza, o vice-presidente da Argentina, era oficialmente aberta a linha A, na capital Buenos Aires. Estava aberto o subte, abreviação de subterráneo.

O debate sobre a necessidade de um sistema de trens subterrâneos na capital argentina começou no final do século 19. A cidade tinha um sistema ferroviário de transporte que funcionava desde 1870, mas uma crise entre as empresas operadoras e a implementação da eletrificação dos trens colocavam um desafio para os governantes.

Muitas propostas surgiram, mas a falta de verbas dificultava a execução das obras e deixava a ideia de um metrô em Buenos Aires somente no papel. Até que, em dezembro de 1909, um projeto entre a Prefeitura e a Companhia de Trens Anglo-Argentina foi aprovado pelo Conselho Municipal.

As obras da linha A se iniciaram em 1911 e foram concluídas quase dois anos depois.

No dia 1º de dezembro de 1913, uma multidão aguardava fora da estação da Plaza de Mayo. Agentes da polícia, uniformizados com trajes de gala, aguardavam em todas as estações da linha A, um trajeto compreendido entre as Avenidas de Mayo e Rivadavia, entre as Praças de Mayo e 11 de Setembro.

O trem que conduzia o vice-presidente e as autoridades locais partiu às 15h25min e inaugurou o primeiro metrô da parte ao Sul do planeta. Discursos e felicitações foram proferidos ao longo do trajeto da linha.

No dia seguinte, às 5h20min da manhã, iniciou-se o serviço de metrô à população de Buenos Aires. A ansiedade por conhecer a novidade foi tão grande que, às seis da tarde, mais de 100 mil bilhetes de viagens tinham sido contabilizados.

Desde então, o underground porteño cresceu bastante. Hoje, são seis linhas e mais de seis estações por toda Buenos Aires.

No Brasil, a primeira linha de metrô foi inaugurada somente em 1974, em São Paulo.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja um pouco sobre a história do metrô de Buenos Aires:

Fontes:

– Wikipedia

– metrovias.com.ar

Anúncios

Um comentário sobre “Metrô de Buenos Aires é inaugurado

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s