Há 195 anos… dia 12 de dezembro de 1822.
Foi o homem da foto o presidente americano a reconhecer o novo país ao sul do território dos EUA.
Do site oficial do Departamento de Estado:
Reconhecimento dos Estados Unidos da independência mexicana, 1822.
Os Estados Unidos reconheceram o México em 12 de dezembro de 1822, quando o presidente James Monroe recebeu José Manuel Zozaya como ministro mexicano para os Estados Unidos. As tentativas mexicanas anteriores de conquistar o reconhecimento dos Estados Unidos falharam, em grande parte devido ao desejo dos presidentes americanos de permanecerem formalmente neutros durante as hostilidades entre forças espanholas e combatentes da independência nas repúblicas americanas. Anteriormente, o México estava sob a soberania espanhola. Isso mudou quando Napoleão Bonaparte liderou a invasão francesa da Espanha em 1808, o que proporcionou aos latino-americanos uma abertura para lutar pela independência do domínio colonial espanhol.
No mesmo dia, data especial para a América Latina católica, particularmente no México, pois celebra-se a Virgem de Guadalupe, as relações diplomáticas entre os países se iniciaram.
Quase 200 anos depois, o “homem” que hoje ocupa a Casa Branca quer construir um muro entre as duas nações. E ainda obrigar os mexicanos a arcarem com os custos do disparate.
Mas essa triste história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Fontes e +MAIS: