Há 125 anos… dia 17 de outubro de 1888.

Existem marcas que, de tão conhecidas, dispensam apresentações.
Basta mostrar um símbolo e todos sabem sobre quem está se falando.
O retângulo amarelo da National Geographic é um desses ícones universais.
Na revista, começou a ser usado somente em 1910, mais de 20 anos depois da publicação do primeiro número.
Mas o retângulo amarelo faz parte da história da marca desde o início, em janeiro de 1888, quando foi fundada a National Geographic Society, com o objetivo de “difundir o conhecimento da geografia e ainda promover a conservação dos recursos culturais, históricas e naturais do planeta”.

Nove meses depois, de parto natural, nascia a National Geographic Magazine.
A primeira edição foi publicada em 17 de outubro de 1888. No início, a revista priorizava o texto, principalmente sobre geografia, história e cultura mundial, o que a aproximava de cadernos científicos e acadêmicos.
No terceiro número, em 1889, a primeira foto foi publicada. No ano seguinte, a primeira imagem de uma paisagem natural, ou seja, a primeira fotografia de verdade.
Em janeiro de 1905, um especial com fotos do Tibete entre 1900-01 mudou a cara da revista. A mudança de uma publicação séria, com muito texto, para uma mais visual, cheia de fotos, popularizou a National Geographic. Três anos depois, mais da metade da revista tinha páginas com fotos.
Hoje, 125 anos depois, a National Geographic é sinônimo de imagens maravilhosas, fotografias marcantes (quem não se lembra da menina afegã?) e mapas curiosos. A publicação mensal tem circulação de, aproximadamente, 8 milhões de exemplares, atingindo mais de 60 milhões de leitores ao redor do mundo. Além disso, são 36 edições locais, incluindo o Brasil, onde é publicada desde 2000.
Em 1997, foi lançado o Nat Geo Channel, que exibe documentários, séries e programas sobre os temas abordados na revista.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja anúncio da National Geographic sobre a marca de 7 bilhões da população mundial:
Fontes:
