Primeiro astronauta americano negro vai ao espaço

Há 30 anos… dia 30 de agosto de 1983.

30ago13

Cinquenta anos e dois posts atrás, Martin Luther King tinha um sonho: direitos civis para os negros.

Quase exatamente 20 anos depois, Guion Bluford se transformou no primeiro astronauta americano negro a ir ao espaço.

Nascido na Filadélfia, na Pensilvânia, Bluford foi piloto da Força Aérea Americana antes de se tornar astronauta da NASA. Combateu na Guerra do Vietnã em 144 missões, principalmente no Vietnã do Norte, onde pilotou por 65 oportunidades, ganhou medalhas pelos serviços prestados ao país e atingiu a patente de coronel. No total, voou por 5.200 horas, entre treinamentos e combates.

Antes da carreira de piloto, Bluford já era formado engenheiro aeroespacial pela Universidade da Pensilvânia, a Penn State (1964). Pelo Instituto de Tecnologia da Força Aérea (AFIT, na sigla em inglês), fez mestrado (1974) e doutorado (1978) na mesma disciplina, antes de ingressar na NASA, em 1979.

Passou por várias etapas de treinamento dentro da agência e, em 1983, realizou a  primeira missão, a STS-8. Era o terceiro voo do ônibus espacial Challenger e a primeira missão com lançamento e pouso noturnos.

Mais importante do que tudo, era a primeira vez de um astronauta americano negro no espaço. O lançamento foi realizado no dia 30 de agosto e, 98 órbitas na Terra e 145 horas depois, o Challenger pousava na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, no dia 5 de setembro de 1983.

Bluford ainda participou de outras três missões e completou 688 horas no espaço. Deixou a NASA e a Força Aérea Americana em 1993 e iniciou carreira bem sucedida em empresas de tecnologia e engenharia aeroespacial.

Um ano antes, Mae Jemison se tornou a primeira mulher negra no espaço.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Nota do blog: o post foi corrigido em 23 de março de 2015, graças ao leitor Elter Teodoro, que alertou ter sido o cubano Arnaldo Tamayo Méndez o primeiro negro no espaço. Correto. Tamayo chegou lá em 18 de setembro de 1980, antes, portanto, de Guion Bluford. O blog agradece o estimado comentário de Elter!

Veja resumo da trajetória de astronauta de Guion Bluford:

Fontes:

Wikipedia

jsc.nasa.gov

Anúncios

2 comentários sobre “Primeiro astronauta americano negro vai ao espaço

  1. Um erro: o primeiro negro foi Arnaldo Tamayo Méndez em 18 de setembro de 1980 foi lançado da base de Baikonur junto com o cosmonauta soviético Yuri Romanenko, em direção a base orbital Salyut 6, na missão Soyuz 38, para uma estadia de sete dias.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s