Há 30 anos… dia 15 de julho de 1983.
Para quem hoje tem entre 30 e 35 anos, mais ou menos, ele é, sem dúvida, o videogame mais conhecido.
Para todos os amantes em games, é o mais querido de todos.
Nintendo Entertainment System, NES ou Nintendinho, como carinhosamente passou a ser chamado no Brasil, é um dos mais populares videogames em todo o mundo. Está em oitavo lugar na lista de consoles mais vendidos na história, incluindo portáteis, como o Game Boy, também fabricado pela japonesa Nintendo.
Em 15 de julho de 1983, o NES chegava às lojas do Japão, mas com outro nome (Family Computer ou Famicom) e outro desenho (foto).
O sucesso dos primeiros consoles, principalmente o Atari 2600, lançado em 1978, estimulou a Nintendo a desenvolver seu próprio videogame. No início dos anos 1980, a empresa começou o projeto do Famicom.
A princípio, seria um sistema com processador de 16 bits e funcionamento com disquetes e teclado, como um computador na época. No entanto, o presidente Hiroshi Yamauchi vetou o projeto e decidiu por um mais barato e fácil de usar.
Muitos testes, protótipos e ajustes depois, chegou-se ao modelo ideal. Com processador de 8 bits e cartuchos, o Famicom tinha design em duas cores (vermelho e branco), simples, para se parecer com um brinquedo. Os controles eram o diferencial, já que não havia nada parecido na época. Acabaram estabelecendo padrão para os consoles produzidos depois.
A recepção ao game, no entanto, não foi muito positiva. Erros de programação fizeram com que a Nintendo realizasse um recall, além de interromper a produção. Solucionados os problemas, o Famicom voltou com tudo.
No final de 1984, era o console mais vendido no Japão. Além do videogame, a caixa continha três cartuchos: Donkey Kong, Donkey Kong Jr. e Popeye.
Em outubro de 1985, chegava às lojas dos Estados Unidos, com novo nome (NES).
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Relembre Donkey Kong do NES:
Fontes:
show!! eu tive um!!