Nintendinho é lançado no Japão

Há 30 anos… dia 15 de julho de 1983.

15jul13

Para quem hoje tem entre 30 e 35 anos, mais ou menos, ele é, sem dúvida, o videogame mais conhecido.

Para todos os amantes em games, é o mais querido de todos.

Nintendo Entertainment System, NES ou Nintendinho, como carinhosamente passou a ser chamado no Brasil, é um dos mais populares videogames em todo o mundo. Está em oitavo lugar na lista de consoles mais vendidos na história, incluindo portáteis, como o Game Boy, também fabricado pela japonesa Nintendo.

Em 15 de julho de 1983, o NES chegava às lojas do Japão, mas com outro nome (Family Computer ou Famicom) e outro desenho (foto).

O sucesso dos primeiros consoles, principalmente o Atari 2600, lançado em 1978, estimulou a Nintendo a desenvolver seu próprio videogame. No início dos anos 1980, a empresa começou o projeto do Famicom.

A princípio, seria um sistema com processador de 16 bits e funcionamento com disquetes e teclado, como um computador na época. No entanto, o presidente Hiroshi Yamauchi vetou o projeto e decidiu por um mais barato e fácil de usar.

Muitos testes, protótipos e ajustes depois, chegou-se ao modelo ideal. Com processador de 8 bits e cartuchos, o Famicom tinha design em duas cores (vermelho e branco), simples, para se parecer com um brinquedo. Os controles eram o diferencial, já que não havia nada parecido na época. Acabaram estabelecendo padrão para os consoles produzidos depois.

A recepção ao game, no entanto, não foi muito positiva. Erros de programação fizeram com que a Nintendo realizasse um recall, além de interromper a produção. Solucionados os problemas, o Famicom voltou com tudo.

No final de 1984, era o console mais vendido no Japão. Além do videogame, a caixa continha três cartuchos: Donkey Kong, Donkey Kong Jr. e Popeye.

Em outubro de 1985, chegava às lojas dos Estados Unidos, com novo nome (NES).

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Relembre Donkey Kong do NES:

Fontes:

Wikipedia

Wikipédia

Anúncios

Um comentário sobre “Nintendinho é lançado no Japão

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s