14 de julho de 1913
Assumo a presidência sob circunstâncias extraordinárias… Esse é um momento da história que perturba as nossas mentes e machuca os nossos corações.”
Essas foram as fortes palavras de Gerald Ford ao tomar posse da presidência dos Estados Unidos, no dia 9 de agosto de 1974. Ford foi o 38º presidente da história dos EUA e, realmente, assumiu sob circunstâncias inéditas.
Antes de chegar ao posto, já havia sido alçado a vice-presidente, em dezembro de 1973, por causa da renúncia de Spiro Agnew, envolvido no escândalo do Watergate. Com a renúncia de Richard Nixon, também por conta do Watergate, Ford chegou à presidência.
Hoje, ele completaria 100 anos.
Nascido Leslie Lynch King, em 14 de julho de 1913, em Omaha, no Nebraska, o filho de Leslie Lynch King e Dorothy Ayer Gardner King virou Gerald Rudolph Ford a partir dos 3 anos de idade. Os pais se separaram pouco depois de seu nascimento e ele se mudou com a mãe para a cidade de Grand Rapids, no Michigan.
Em 1916, Dorothy se casou com Gerald Rudolph Ford. Assim, Leslie virou Gerald e cresceu em uma família unida, com três meio-irmãos mais novos do que ele, Thomas, Richard e James. Estudou em Grand Rapids e logo mostrou talento para o futebol americano. Cursou economia na Universidade do Michigan, onde foi MVP no ano de 1934.
O jeito para o futebol americano quase o levou à NFL. Mas, em vez do esporte profissional, Ford foi estudar direito em Yale, caminho que futuramente o encaminharia para a política. Em 1942, entrou na Marinha e lutou na Segunda Guerra Mundial, nas Filipinas.
Depois da Guerra, Ford iniciou trajetória na política, dentro do partido republicano. Foi eleito deputado por Michigan em 1948 e exerceu o cargo de 1949 até 1973, quando assumiu a vice-presidência. Pouco depois, pegou o desafio mais difícil de sua vida.
Seu governo foi marcado por relaxamento nas tensões com a União Soviética, em período de relativa paz na Guerra Fria. Atravessou momento de recessão e inflação na economia americana e acabou perdendo a eleição para o democrata Jimmy Carter, em 1976. Deixou a Casa Branca em janeiro de 1977.
Gerald Ford morreu em 26 de dezembro de 2006, aos 93 anos, em seu rancho.
Fontes: