Primeira cirurgia aberta de coração é realizada

Há 120 anos… dia 9 de julho de 1893. 

9jul13

A foto acima mostra o homem que realizou a primeira cirurgia aberta de coração: Daniel Hale Williams.

Negro, nascido em Hollidaysburg, Pensilvânia, ele sempre teve dificuldades para trilhar seu caminho. Apesar de todos os obstáculos, estudou e se tornou médico em 1883, pela Chicago Medical College.

Depois de trabalhos e experiências em vários hospitais da região, Williams resolve fundar, em 1891, o Provident Hospital, em Chicago, considerado o primeiro hospital-escola para a comunidade negra nos Estados Unidos.

No dia 9 de julho de 1893, chega ao hospital um jovem negro esfaqueado no peito chamado James Cornish. Em estado grave pela perda de sangue, Cornish está entre a vida e a morte.

Williams tem uma decisão a tomar: abrir o peito e realizar a operação ou esperar um milagre. Na época, o procedimento de operar com o peito aberto não era comum, porque se temia uma infecção e consequente morte do paciente.

Não havia tempo a perder. Williams abriu o peito de Cornish, costurou o ferimento no pericárdio (bolsa que envolve o coração), limpou a região e finalizou a primeira cirurgia aberta de coração da história. Cinquenta e um dias depois, James Cornish deixou o Provident Hospital caminhando, para viver por mais 50 anos.

Daniel Hale Williams entrou para a história não somente por realizar a primeira cirurgia aberta de coração, mas também por fazê-la sem anestésicos. Os procedimentos utilizados na ocasião se tornaram padrões para cirurgias internas.

Muito tempo depois, em 1976, Stevie Wonder homenageou Williams na música “Black Man”, do álbum Songs in the Key of Life. O trecho-homenagem: “Heart surgery/Was first done successfully/By a black man”.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça “Black Man”, de Stevie Wonder:

Fontes:

Site Provident Foundation

Wikipedia

Site The Black Inventor Museum

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s