Último dia da Batalha de Gettysburg

Há 150 anos… dia 3 de julho de 1863. 

3jul13

A Batalha de Gettysburg é considerada a virada da Guerra Civil Americana (1861-1865). Depois dos três dias de confrontos, a União tomaria o controle da guerra contra os Confederados.

Antes de entrar nos detalhes daquele 3 de julho, importante relembrar o que foi a Guerra Civil Americana, também chamada de Guerra de Secessão. Basicamente, o conflito se deu entre o Sul e o Norte dos Estados Unidos. De um lado, o Sul, latifundiário e escravocrata. Do outro, o Norte, industrializado e contrário à escravidão.

Em 1860, o republicano Abraham Lincoln foi eleito com a bandeira de acabar com a escravidão. Lincoln definiu o país como uma “casa dividida”. Pois, fez-se a divisão. No dia 4 de março de 1861, 11 estados do Sul se separaram da União e criaram um novo país, os Estados Confederados da América, sob o comando de Jefferson Davies. A Guerra Civil começou no dia 12 de abril.

Os quatro primeiros dias de julho de 1863 mudariam o destino do conflito. Até então, os Confederados tinham vitórias importantes e consideráveis progressos territoriais na guerra. Comandado pelo general Robert E. Lee, o exército confederado planejava avanço ainda maior.

Depois de dois dias de batalha em Gettysburg, na Pensilvânia, o embate foi concluído em 3 de julho de 1863. O terceiro dia ficou marcado pelo erro de avaliação do general Lee. Confiante na vitória, ele enviou três divisões e mais uma artilharia contra as forças da União, em ação liderada por George Pickett (e que ficou conhecida como “Pickett’s Charge”).

Por volta das 3 da tarde, depois de ataque de 150 homens da artilharia ao exército da União, os Confederados avançaram, mas foram pegos por todos os lados. Comandados por George S. Meade, os homens da União acabaram com dois terços do exército de Pickett. Uma derrota retumbante dos Confederados de Lee.

A vitória em Gettysburg, aliada ao êxito do general Ulysses S. Grant em Vicksburg, no dia 4 de julho, mudaria o curso da Guerra Civil Americana.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

History Channel

Wikipédia

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.