Steffi Graf vence Wimbledon pela primeira vez

Há 25 anos… dia 2 de julho de 1988.

2jul13

“Steffi, nova rainha.”

“A alemã Steffi Graf, de 19 anos, é a nova campeã do torneio de Wimbledon. Ontem, ela acabou com um reinado de seis anos de Martina Navratilova e humilhou sua adversária, especialmente nos dois últimos sets, no aristocrático All England Club, em Londres”.

Essa foi a legenda da foto estampada na capa do Estadão do dia 3 de julho de 1988, em que a jovem Steffi Graf celebra o título em Wimbledon, o primeiro de sete que ela conquistaria na grama inglesa.

Em três sets (5-7, 6-2 e 6-1), a alemã desbancou a experiente Martina Navratilova, então prestes a completar 32 anos, e colocou um ponto final em seis conquistas consecutivas da veterana em Wimbledon.

Navratilova, nascida na antiga Tchecoslováquia e hoje com duas nacionalidades (tcheca e americana), já tinha oito títulos do Grand Slam inglês, seis consecutivos (até hoje, um recorde na era aberta). O de 1987 com vitória sobre a mesma Steffi Graf (7-5 e 6-3). Ela ainda levaria mais uma taça em 1990, completando nove conquistas em Wimbledon, outro recorde até hoje não alcançado por outra tenista.

“Aconteceu como deveria ter acontecido. Eu perdi para uma tenista que foi melhor do que eu na final. É o fim de uma era, a passagem do bastão, se assim vocês quiserem chamar”, disse Navratilova, no discurso depois do jogo, como mostra reportagem assinada por Peter Alfano, na edição de 3 de julho de 1988 do New York Times.

Classe e elegância de um mito do tênis.

Com a vitória em Wimbledon em 1988, Steffi Graf, outro mito da história do esporte, dava os primeiros passos para dominar o circuito por muitos anos. O mais especial, talvez, o próprio 1988, ano em que ela levou todos os Grand Slams pra casa (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open), além da medalha de ouro na Olimpíada de Seul. O chamado Golden Slam, feito jamais alcançado por outro tenista, mulher ou homem.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Melhores momentos da final de 1988:

Fontes:

Acervo Estadão

The New York Times

Anúncios

3 comentários sobre “Steffi Graf vence Wimbledon pela primeira vez

  1. STEFFI GRAF FOI SEM DUVIDA A MAIOR TENISTA QUE EU TIVE O PRAZER DEVER ATUAR NAS QUADRAS.ME SINTO ORGULHADO POR TER VIVIDO ESSA AMOÇÃO DE VELA JOGANDO.ERA UM MONSTRO NAS QUADRAS.UM VERDADEIRO DEMOLIDOR DE TITULOS,PARABÉS STEFFI.

  2. O reinado da Steffi foi tão longo que dava a impressão de que nunca acabaria (o da Navratilova também foi assim).
    Tivemos em casa até uma gatinha que se chamava Steffi…

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s