Há 50 anos… dia 1º de julho de 1963.
Era uma segunda-feira, como hoje.
O verão ainda não dava as caras em Londres, como sempre.
O sol e o calor apareceriam somente no final do mês.
No estúdio 2 da EMI Studios, em Abbey Road, entre 17h30 e 22h30, os Beatles gravaram a música fundadora do “yeah-yeah-yeah” ou “iê-iê-iê”, como ficou conhecido no Brasil. A música-DNA dos quatro garotos de Liverpool.
“She loves you” é o bê-á-bá dos Beatles. Você ouve os primeiros acordes e, imediatamente, surge a imagem dos quatro cabeludos, felizes, cantando e mexendo as cabeças. E a gritaria estridente das meninas histéricas ao fundo!
Como escreveu Bob Spitz em The Beatles – A Biografia, “é difícil pensar nos Beatles sem visualizar quatro rapazes sorridentes com cabelos de cuia em sua posição clássica nos palcos – guitarras na parte superior do peito, baquetas com condução nos pratos – cantando: ‘And you know you should be glad – uuuuuuuu!’, e agitando a cabeleira. Nenhuma referência a eles é tão imediata.”
John e Paul começaram a compor a melodia em um quarto de hotel em Newcastle, no dia 26 de junho, em meio a turnê pelo Reino Unido. Paul chegara com uma ideia de letra e levou a John. Depois, trabalharam e lapidaram toda a música na noite do dia 27, em Liverpool, na casa de Paul.
No dia 1º de julho, mostraram a George Martin, que a classificou como “uma das melhores canções já composta pelos Beatles”. Gravaram.
No dia 23 de agosto, chegava às lojas do Reino Unido o compacto simples, com “She loves you” no lado A e “I’ll Get You” no B. Foi a primeira vez que o nome de John Lennon apareceu antes de Paul McCartney nos créditos de uma música. E assim se fez “Lennon/McCartney”!
Depois, a música ganhou versão em alemão (“Sie Liebt Dich”).
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Fontes:
– The Beatles – A Biografia, de Bob Spitz
– Beatlemania, de Roberto Pugialli
Muito bem lembrado!
Sempre à frente esse Fab Four!
Viva Beatles!
A primeira pequena revolução provocada pelos garotos de Liverpool.
O próprio Paul disse que até então as músicas românticas eram colocadas em primeira e segunda pessoas: Eu/Tu.
“She loves you” é a adição do terceiro nas músicas românticas: ela te ama e você sabe que deveria ficar feliz…
Mais uma evidência de como estes quatro sempre souberam se posicionar de maneira diferente no mundo!