“She’s Leaving Home”

Melanie Coe tinha 17 anos quando decidiu ir embora de casa. Sem dinheiro, sem carro, levando apenas a roupa do corpo consigo. Acabou em Sgt. Pepper’s!

“She’s Leaving Home” é inspirada no sumiço da menina, especificamente na notícia sobre o desaparecimento, publicada na edição de 27 de fevereiro de 1967 do Daily Mail.

“Segundo o texto, seus pais diziam que não conseguiam entender, pois tinham lhe dado tudo. Foi essa última frase que inspirou Paul: o conflito de gerações, o desentendimento entre pais e filhos”, escreve Hunter Davies, no livro sobre as letras dos Beatles.

Muitos anos depois, a própria protagonista contou sua história em emocionada entrevista ao Guardian, na qual, inclusive revela encontro com os Beatles anos antes do episódio, quando ela era dançarina do programa Ready Steady Go!.

Fala, Melanie:

“Eu não percebi por muito tempo que a música era sobre mim. Anos mais tarde, Paul estava em um programa falando sobre como ele tinha visto um artigo de jornal e foi inspirado por ele. Minha mãe reconstituiu tudo e me ligou para dizer: ‘Essa música é sobre você!’. Eu não consigo ouvir a música. É muito triste para mim. Meus pais morreram há muito tempo e nós nunca nos resolvemos. Essa frase – ‘She’s leaving home after living alone for so many years’ – é tão estranha para mim, porque foi por isso que eu parti. Eu estava tão sozinha. Como Paul sabia que esses eram os sentimentos?”.

A linda letra recebeu melodia igualmente encantadora, absolutamente perfeita. Abre com uma harpa onírica, que, aliás, guarda outra história bacana. Foi tocada por Sheila Bromberg, a primeira mulher a aparecer em uma gravação dos Fab Four! (ver vídeo abaixo).

E o ineditismo não fica só nisso. O arranjo de cordas é assinado por Mike Leander, e não George Martin, na primeira vez que o produtor deixou de liderar a função em uma canção dos Beatles. Martin ficou incomodado por Paul tê-lo substituído por Leander, mas ao menos se manteve à frente da produção e dos arranjos.

George e Ringo também não participaram das gravações, realizadas nos dias 17 e 20 de março. A bem da verdade, nenhum Beatle toca qualquer instrumento. Paul lidera os vocais como um narrador em terceira pessoa. John faz os backing vocals, “representando” os pais de Melanie (uma ideia do próprio, uma menção afetiva à Tia Mimi).

Uma linda canção para uma comovente história.

Uma das grandes faixas do álbum.

Amanhã tem mais!

Dica! → Clica em cima do selo para ver todos os posts do especial Sgt. Pepper’s 50!

“She’s Leaving Home”:

Sheila Bromberg e Ringo:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– beatlesbible.com

– thebeatles.com

As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies

– beatlesinterviews.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s