Pink Floyd inicia gravação de “See Emily Play”

Há 50 anos… dia 18 de maio de 1967.

O grande hit do Pink Floyd de Syd Barrett. E uma das tantas gotas que fizeram seu copo mental transbordar sem volta…

“See Emily Play” chegou ao sexto lugar das paradas britânicas e colocou o grupo no Top of the Pops, o famoso programa de televisão da BBC que trazia os melhores para apresentações ao vivo (bem, ao vivo entre aspas, pois era, na verdade, playback!).

Segundo muita gente ligada à banda na época, o sucesso comercial do single causou repulsa à Syd, além de colocar pressão gigantesca sobre seus ombros. Iniciava-se ali o mergulho ao escuro abismo da loucura.

“Uma coisa que me arrependo agora é que fiz exigências para Syd. Ele tinha escrito ‘See Emily Play’ e de repente tudo tinha que ser visto em termos comerciais. Eu acho que o pressionamos rumo a um estado de paranoia sobre ter que criar outro ‘hit single’”, admitiria, futuramente, Peter Jenner, um dos empresários do grupo na época.

O curioso é que, apesar da melodia pop fácil, “See Emily Play” tem letra e temática quase “anti-comerciais”, mesmo para a época, véspera do “verão do amor”. São extremamente psicodélicas e têm inspiração em uma viagem de Syd. Ele dizia que Emily era uma garota que tinha visto em uma floresta, enquanto dormia (obviamente, sob efeito de LSD).

Outras versões dão conta de que ela era uma groupie dos primeiros tempos da banda, presente em todos os shows, em especial no UFO, em Londres.

“Como muitas das primeiras canções de Barrett, na verdade era bastante cativante e harmoniosa, com uma pegada vocal ascendente e sem palavras no final das primeiras linhas nos versos. De todas as melodias iniciais de Barrett, no entanto, este era talvez o mais cativante e cantável”, escreve Richie Unterberger no allmusic.com.

O Pink Floyd registrou a música entre os dias 18 e 23 de maio de 1967. O primeiro dia de gravação, no Sound Techniques Studios, contou com a ilustre presença de David Gilmour, que apareceu para dar um alô aos amigos.

Aliás, durante essa visita que o futuro guitarrista da banda perceberia mudança na personalidade do amigo Syd. Mais um relato de que as coisas não andavam bem.

O single, com “Scarecrow” no lado B, seria lançado em 16 de junho, um mês e meio antes de The Piper at the Gates of Dawn, o primeiro álbum. Em dezembro, Gilmour se juntaria ao Pink Floyd, simultaneamente ao processo cada vez mais acelerado de colapso de Syd.

Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Clipe de “See Emily Play”:

Fontes e +MAIS:

– pinkfloyd.com

– Wikipedia

– songfacts.com

– books.google.com.br

– floydlyrics.blogspot.com.br

– allmusic.com

Anúncios

2 comentários sobre “Pink Floyd inicia gravação de “See Emily Play”

  1. Este som faz parte tambem da compliação “Relics” de 1971, alias tenho este Lp , junto com o 1º Lp com Syd Barret de 1967. O 2º album de 1968 ja era quase todo comandado por David Gilmour, não esquecendo a trlha sonora do filme “More! de 1969; no Relics reune algumas musicas da trilha deste filme, que foi um fracasso nos EUA e teve um discreto sucesso na Europa!!

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s