Tottenham conquista a primeira edição da Copa da Uefa

Há 45 anos… dia 17 de maio de 1972.

Uma conquista especial.

Alguns dias depois da emotiva despedida de sua casa, o Tottenham relembra os 45 anos de uma taça celebrada ali.

Mais de 54 mil pessoas apinharam o White Hart Lane para ver o empate em 1 a 1 contra o Wolverhampton, resultado suficiente para confirmar o título da primeira edição da Copa da Uefa, atual Liga Europa.

Duas semanas antes, Martin Chivers fora o herói na partida de ida, no Molineux, anotando os dois gols da vitória por 2 a 1. Dois anos atrás, ele relembrou aquela decisão e a vitoriosa campanha, em entrevista ao site oficial da Uefa (link abaixo).

A trajetória triunfal, que incluiu viagens para vários países, como Islândia, França, Romênia e Itália, terminaria em casa, para total frustração das esposas dos jogadores dos Spurs, como recorda Chivers.

“Foi estranho para as nossas esposas, porque elas receberam uma promessa de viagem totalmente paga para a final, caso chegássemos lá. Então, começaram a sonhar com Madri, Paris e Roma, e onde terminamos? Elas não se entusiasmaram para ir a Wolverhampton, não”.

Decepções à parte, após a vantagem do triunfo fora de casa, o time de Londres soube atuar com inteligência diante de sua torcida. O ex-atacante rememora aquele dia de forma especial, apontando a partida como a mais emocionante em White Hart Lane na década de 1970.

“Eu acho que quando você ganha por 2-1 fora, sente que tem uma chance muito boa. E uma vez que Alan Mullery fez o gol de cabeça e abrimos uma vantagem de dois gols, sentimos que tínhamos uma grande chance e de que íamos ganhar a taça”, contou, mencionando o gol que abriu o placar em na capital inglesa, aos 29 do primeiro tempo.

Onze minutos depois, Dave Wagstaffe deixou tudo igual, em chutaço de fora da área. Os anfitriões, no entanto, mantiveram a calma e souberam administrar a peleja. Até partiram em busca do desempate, que não veio.

Pouco importou. A igualdade teve sabor de conquista. Um troféu sem derrotas, aliás!

Onze anos mais tarde, em 1983, o Tottenham traria uma nova taça da Copa da Uefa para casa, após final eletrizante contra o Anderlecht, da Bélgica.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Melhores momentos e gols da final:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– facebook.com

– uefa.com

– standard.co.uk

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s