“Fixing a Hole”

“Lembra muito John –  o que só ajuda a mostrar que Paul podia fazer coisas pessoais e tristes. A letra teve grande apelo entre os hippies de toda parte”, escreve Hunter Davies, sobre a faixa número 6 de Sgt. Pepper’s.

Faço coro ao escritor. Introspectiva e reflexiva, “Fixing a Hole” é a cara de John, que, aliás, elogiaria a composição na entrevista da Playboy: “Eis Paul, de novo escrevendo uma boa letra”.

Ainda no livro de letras, Hunter Davies dá sua versão sobre o significado dos versos e do título:

“Em geral as músicas dos Beatles eram escarafunchadas em busca de menções ocultas a drogas – mas, neste caso, aconteceu o oposto. A maioria dos críticos concluiu que a música era sobre um buraco real num telhado real – na afastada casa de campo que Paul comprara na Escócia em junho de 1966 e que precisava ser consertada. No entanto, em 1997, em entrevista à Barry Miles, Paul confessou que a música havia começado como outra ode à maconha (não heroína, apesar do uso da palavra ‘fix’ [injetar]), a droga que o livrava das preocupações do dia a dia e permitia a sua mente viajar”.

Além da louvação à cannabis, Paul também exalta a solidão e a liberdade que esta proporciona. “Gosto do duplo significado dos versos ‘If I’m wrong I’m right where I belong’”, revela, também para Barry Miles.

Na melodia, destaque maior é a guitarra rascante e distorcida de George, em especial no solo, em que “duela” com o baixo de Paul. Tem também a abertura do cravo de George Martin, que remete a “Michelle”.

A gravação, realizada em duas sessões (em 9 e 21 de fevereiro de 1967), traz mais um episódio pitoresco, ocorrido no primeiro dia.

Paul saía de sua casa, em St. John’s Wood, rumo aos estúdios Regent Sound (já que Abbey Road não estava disponível naquela noite), quando um homem surgiu, se apresentando como Jesus Cristo.

Deixo Macca contar o resto, com seus carisma e humor habituais:

“Pensei, bem, provavelmente não é [Jesus]. Mas se é, não serei eu o cara a lhe virar as costas… Havia um monte desses tipos na época. Muitas pessoas que talvez estivessem inseguras ou passando por problemas emocionais, ou seja o que for. Então eu disse: ‘Eu tenho que ir para uma sessão, mas se você prometer ficar muito quieto e sentar em um canto, pode vir.’ Assim ele fez, veio para a sessão e se sentou muito silenciosamente e eu nunca o vi depois disso.”

Sensacional.

Quem sabe Jesus também estivesse procurando um “conserto” ou um modo de desanuviar…

Amanhã tem mais especial.

Fiquem com a gente!

Dica! → Clica em cima do selo para ver todos os posts do especial Sgt. Pepper’s 50!

“Fixing a Hole”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– beatlesbible.com

– thebeatles.com

– As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies

– beatlesinterviews.org

Anúncios

Um comentário sobre ““Fixing a Hole”

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s