Sarkozy assume a presidência da França

Há 10 anos… dia 16 de maio de 2007.

Sarkozy assume e busca relançar EU

Novo presidente francês viaja para a Alemanha após cerimônia de posse e diz que é urgente tirar a Europa da paralisia

Em cerimônia de posse, Emmanuel Macron promete “relançar a União Europeia”

Macron se reunirá na segunda-feira em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, em sua primeira viagem ao exterior como presidente da França


Dez anos separam a primeira da segunda notícia. Uma década depois e a França parecer ter vivido um século, tantos e tão profundos foram os acontecimentos.

Hecatombe econômica mundial, atentados terroristas, ISIS, crise de refugiados, fortalecimento ainda maior da extrema direita… Se a lista de fatos pode fazer parte da linha do tempo de outras nações do Velho Continente, descreve, mais precisa e perfeitamente, o que se sucedeu na terra de Napoleão no último decênio.

E o novo e mais jovem comandante da República Francesa tem os mesmos e gigantescos desafios nas mãos.

Um pouco maiores do que tinha Nicolas Sarkozy em 2007, quando um cenário interno e externo um pouquinho mais seguro, estável e descomplicado se apresentava. Com ênfase no “pouquinho”!

Tanto que uma das principais metas do marido de Carla Bruni era a mesma que hoje Macron se impõe, ou seja, a refundação da União Europeia. Prova de que Sarkozy, mesmo com panorama mais favorável e com todos os esforços, não teve êxito na difícil empreitada. Imagine hoje, com Brexit e os desdobramentos já citados… Sorte, Emmanuel!

O tempo dirá se o novo e jovial mandatário cumpriu a missão.

Voltando àquele 16 de maio de 2007, o presidente eleito assumiu o bastão do correligionário Jacques Chirac com projetos ambiciosos no campo econômico e social, prometendo arejar a política, interna e externamente.

“Os franceses estão cansados de tanto sacrifício que lhes impomos sem resultados. Eu vou buscar os resultados”, afirmou, em um dos discursos de seu dia de posse, que se prolongou por várias horas, com direito a desfile em carro aberto pela Champs-Elysées, a despeito das ameaças da Al-Qaeda, à época a principal ameaça terrorista no mundo.

Cinco anos mais tarde, Sarkozy era rejeitado nas urnas. A França entregava a presidência ao socialista François Hollande.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens do dia da posse de Sarkozy:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

– zh.clicrbs.com.br

– Wikipedia

– theguardian.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s