É a prova de que eles podiam ser um pouco Stones quando quisessem!
Um pop/rock magnético, fincado na base de um riff agudo (pra Keith Richards nenhum botar defeito!), com uma linha de baixo absolutamente engenhosa, uma bateria original e um precioso diálogo de guitarras, que nos remete novamente aos Stones (Keith e Ronnie!). Sem esquecer da exótica tambura!
É, tem até algo da banda dos amigos britânicos, mas é bem Beatles, na verdade!
“Getting Better” é uma composição inspirada em um dos tantos insights otimistas de Paul, daqueles que ele usava pra fugir da tristeza e acabava transformando em letra e melodia.
“É uma canção otimista. Muitas vezes, tento abordar temas otimistas em um esforço para me animar e também, percebendo que outras pessoas vão ouvir isso, para animá-las também. E esta era uma daquelas”, conta, em sua biografia, Many Years From Now.
Há também a contribuição confessional de John, sobre o que hoje se rotula como um relacionamento abusivo. Futuramente, ele admitiria sua faceta violenta com antigas parceiras, principalmente Cynthia, que também confirmaria o lado cruel do ex-marido.
A gravação da faixa 4 de Sgt. Pepper’s teve quatro dias de trabalho, entre 9 e 23 de março, com um episódio curioso. Em 21 de março, dia do registro dos lead e backing vocals, John teve uma espécie de bad trip de LSD durante a sessão.
Em dado momento, sentindo-se estranho, pediu para tomar um ar e subiu no telhado de Abbey Road*. George Martin resolveu acompanhá-lo. Foi então que percebeu que o músico estava alto. Bem alto!
“Era uma noite estrelada maravilhosa, e John foi para o parapeito de cerca de 18 centímetros de altura, olhou para as estrelas e disse: ‘Elas não são fantásticas?’ Claro, para ele eu suponho que estavam especialmente fantásticas. Na época, pareciam só estrelas para mim”, contou Martin, entre risadas contidas, em Anthology.
É isso aí.
Amanhã tem mais!
* O leitor Fernando Bertolla alertou, prenhe de razão!: “Não foi no telhado que eles tocaram pela última vez… foi no telhado da Apple.” Sim, xará, tá certíssimo. Corrigido. Muito obrigado!
Dica! → Clica em cima do selo para ver todos os posts do especial Sgt. Pepper’s 50!
“Getting Better”:
Fontes e +MAIS:
– As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies
Olá, Fernando!
Tem toda razão! Erro meu, já corrigido e citando o amigo.
Muito, mas muito obrigado!
E obrigado pela mensagem e pela audiência.
Fique com o efemérides.
Grande abraço,
Fernando.
Não foi no telhado que eles tocaram pela última vez… foi no telhado da Apple.
Olá, Evandro!
Aqui é Fernando, idealizador e editor do blog. Muito obrigado pelas palavras! Ajuda muito a continuar o trabalho!
Sobre a semelhança com Stones, talvez não haja mesmo. Acho o diálogo de guitarras muito parecido com a dinâmica Keith e Ronnie. Mas aí é minha opinião.
Obrigado pela mensagem!
Grande abraço,
Fernando.
essa é uma das minhas preferidas do álbum, mas não lembra nem de longe Stones. De qualquer modo, o site de vocês é massa.