“Getting Better”

É a prova de que eles podiam ser um pouco Stones quando quisessem!

Um pop/rock magnético, fincado na base de um riff agudo (pra Keith Richards nenhum botar defeito!), com uma linha de baixo absolutamente engenhosa, uma bateria original e um precioso diálogo de guitarras, que nos remete novamente aos Stones (Keith e Ronnie!). Sem esquecer da exótica tambura!

É, tem até algo da banda dos amigos britânicos, mas é bem Beatles, na verdade!

“Getting Better” é uma composição inspirada em um dos tantos insights otimistas de Paul, daqueles que ele usava pra fugir da tristeza e acabava transformando em letra e melodia.

“É uma canção otimista. Muitas vezes, tento abordar temas otimistas em um esforço para me animar e também, percebendo que outras pessoas vão ouvir isso, para animá-las também. E esta era uma daquelas”, conta, em sua biografia, Many Years From Now.

Há também a contribuição confessional de John, sobre o que hoje se rotula como um relacionamento abusivo. Futuramente, ele admitiria sua faceta violenta com antigas parceiras, principalmente Cynthia, que também confirmaria o lado cruel do ex-marido.

A gravação da faixa 4 de Sgt. Pepper’s teve quatro dias de trabalho, entre 9 e 23 de março, com um episódio curioso. Em 21 de março, dia do registro dos lead e backing vocals, John teve uma espécie de bad trip de LSD durante a sessão.

Em dado momento, sentindo-se estranho, pediu para tomar um ar e subiu no telhado de Abbey Road*. George Martin resolveu acompanhá-lo. Foi então que percebeu que o músico estava alto. Bem alto!

“Era uma noite estrelada maravilhosa, e John foi para o parapeito de cerca de 18 centímetros de altura, olhou para as estrelas e disse: ‘Elas não são fantásticas?’ Claro, para ele eu suponho que estavam especialmente fantásticas. Na época, pareciam só estrelas para mim”, contou Martin, entre risadas contidas, em Anthology.

É isso aí.

Amanhã tem mais!

* O leitor Fernando Bertolla alertou, prenhe de razão!: “Não foi no telhado que eles tocaram pela última vez… foi no telhado da Apple.” Sim, xará, tá certíssimo. Corrigido. Muito obrigado!

Dica! → Clica em cima do selo para ver todos os posts do especial Sgt. Pepper’s 50!

“Getting Better”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– beatlesbible.com

– thebeatles.com

– As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies

– beatlesinterviews.org

Anúncios

5 comentários sobre ““Getting Better”

  1. Olá, Evandro!
    Aqui é Fernando, idealizador e editor do blog. Muito obrigado pelas palavras! Ajuda muito a continuar o trabalho!
    Sobre a semelhança com Stones, talvez não haja mesmo. Acho o diálogo de guitarras muito parecido com a dinâmica Keith e Ronnie. Mas aí é minha opinião.
    Obrigado pela mensagem!
    Grande abraço,
    Fernando.

  2. essa é uma das minhas preferidas do álbum, mas não lembra nem de longe Stones. De qualquer modo, o site de vocês é massa.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s