Há 55 anos… dia 14 de dezembro de 1962.
WASHINGTON, 14 (AFP, AP, UPI) – Os dirigentes da NASA anunciaram hoje à imprensa que , exatamente segundos antes das 20 horas (GMT), a sonda espacial “Mariner II” passou pelo ponto mais próximo de Vênus da sua trajetória, após 109 dias de viagem espacial. O dr. William Pickering , diretor do Laboratório de Propulsão a Jacto, de Pasadena, Califórnia, corrigindo ligeiramente informações da NASA, precisou que o “Mariner” passará a 34.754 quilômetros de Vênus. Os jornalistas também puderam ouvir os sinais emitidos pela sonda espacial, que se encontra a 58 milhões de quilômetros da Terra, viajando a uma velocidade superior a 141.440 quilômetros/hora.
(Estadão, 15 de dezembro de 1962)
Há 55 anos, 109 dias depois de se lançar ao Espaço, a Mariner 2 fez História ao se tornar a primeira sonda a realizar um encontro planetário. Seu “date” foi Vênus, o planeta mais próximo da Terra.
A missão da NASA tinha como principal objetivo colher informações sobre o planeta. Além de realizar testes de temperatura e dimensões, a Mariner 2 conseguiu registrar quantidades de poeira cósmica, entre outras curiosidades.
A mais relevante revelação foi descobrir que o planeta tem nuvens com baixas temperaturas e superfície extremamente quente.
Em 5 de novembro de 1964, a Mariner 3 foi consumida pelo fogo logo após decolar em viagem para Marte.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Lançamento da Mariner 2:
Filme da British Pathé:
Vídeo da NASA:
Doc sobre a Mariner 2:
Fontes e +MAIS:
– nasa.gov