Gilberto Gil e Rita Lee começam a Refestança

Há 40 anos… dia 6 de outubro de 1977.

Entre os fãs de Gilberto Passos Gil Moreira e Rita Lee Jones, os mais privilegiados são os que vivem em Goiânia e proximidades. Eles serão contemplados hoje às 9 da noite com a estreia do show “Refestança”, da nova dupla da música popular brasileira, no principal ginásio de esportes da capital goiana.

Na Ilustrada de 6 de outubro de 1977, a abertura da grande festa de Gilberto Gil e Rita Lee. Quatro décadas atrás, a dupla dava o pontapé inicial de Refestança.

Refestança????

“Refestança é um lugar. Em que se cantando dá. Em que se dançando dá. Em que se plantando… só bananeira”, brinca Gil, no texto de encarte do álbum, lançado em novembro.

Rita entra na roda e na dança: “Fica valendo a mistura de raça, de cor, de som, de fazenda, de cidade, e de chicletes com banana”.

De fato, uma grande festa. Um reencontro junto e misturado, com direito a duas bandas no palco, a Refavela de Gil e o Tutti Frutti de Rita.

Com repertório pra lá de variado e azeitado também. Na abertura, a faixa-título, composta pelos dois. De Gil, “Domingo no Parque” e “Back in Bahia”. De Rita, “Ovelha Negra” e “Arrombou a Festa” (parceria com Paulo Coelho), além de “Giló”, a canção que ela fez para ele.

Sem falar em “De Leve”, versão tropical de “Get Back”, dos Beatles, e um cover sarcástico de “É Proibido Fumar” – por conta das detenções que ambos viveram no ano anterior, por posse de drogas (leia mais aqui).

A Refestança rodou várias capitais do Brasil – Goiânia, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Vitória, São Paulo – e fechou o tour no Maracanãzinho, no Rio, onde uma queda do cenário tirou um pouco do brilho e da alegria.

Nada que apagasse o histórico encontro de duas lendas da música brasileira.

Um encontro único, já que Gil e Rita não se juntariam mais no palco em turnê desse porte.

Se Rita lançaria outro disco ao vivo somente em 1991, Gil seguiria despejando sua energia de palco em vários álbuns, como o da igualmente mítica apresentação em Montreux, já em 1978.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: agradecimento ao site ritaleetuttifrutti.blogspot.com.br, de onde tirei muita informação e a imagem para este post!

O disco:

Trecho dos ensaios no Fantástico:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Folha

– Wikipédia

– discosdobrasil.com.br

– gilbertogil.com.br

– euamoritalee.blogspot.com.br

– ritaleetuttifrutti.blogspot.com.br

– fcmarcadazorra.blogspot.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s