Há 80 anos… dia 27 de setembro de 1937.
(Ho! Ho! Ho!)
“Dizer que não existe Papai Noel é a declaração mais errônea do mundo. Papai Noel é um pensamento passado de geração em geração. Após um tempo, esse pensamento assume uma forma humana. Talvez se todas as crianças e os adultos compreenderem o simbolismo desse pensamento, podemos alcançar a Paz na Terra e a boa vontade dos homens em todos os lugares.”
Charles W. Howard dedicou os quase 70 anos de existência ao Bom Velhinho. Encarnou o Papai Noel pela primeira vez quando estava no quarto ano do colégio. Não parou mais.
De 1948 até 1965, um ano antes de partir, incorporou a figura hirsuta e rechonchuda na parada do Dia de Ação de Graças da famosa loja Macy’s. Foi, possivelmente, o mais famoso Santa Claus dos Estados Unidos.
Em 1937, Howard plantou uma semente para a perpetuação do personagem natalino. Materializou o amor pelo Velho Batuta em uma escola, a primeira e mais antiga escola de Papai Noel do mundo.
Exatas oito décadas atrás, a Charles W. Howard Santa Claus School foi inaugurada, em Albion, Nova York, cidade natal ao ator e professor. O principal objetivo era (e ainda é) formar novos e simpáticos Bons Velhinhos.
Hoje, a Escola está em Midland, no estado do Michigan, sob o comando de Tom e Holly Valent, casal que já personificou Papai e Mamãe Noel por mais de 30 anos.
No site oficial, está a missão da instituição: “Defender as tradições e preservar a história do Papai Noel, ao mesmo tempo em que proporciona aos alunos os recursos necessários para melhorar e definir suas apresentações individuais do Papai Noel, permitindo que entre nos corações e espalhe o espírito de Natal para todos os que ele conhece.”
Charles W. Howard morreu em maio de 1966. Certamente, orgulhoso de seu legado.
Clica aí embaixo que tem muito mais sobre a escola!
Foto: da saudosa revista Life.
Vídeo da National Geographic sobre a Santa Claus School:
Fontes e +MAIS:
– cnn.com
– wimp.com